Buscar
  • Leader Saúde

Ácaros e alergias: como lidar com eles?



Certamente você já ouviu falar dele, mas você sabe exatamente o que é um ácaro e qual é o tipo de relação que esse bichinho têm com os humanos?


Os ácaros são os principais criadores de substâncias causadoras de alergias, os alérgenos, numa casa ou num escritório.

Centenas de milhares deles podem viver em roupas de cama, colchões, móveis estofados, tapetes, cortinas, aparelhos de ar condicionado e por aí vai. Eles se alimentam de material orgânico, ou seja, de células da pele humana morta encontradas na poeira, e se desenvolvem em condições ótimas em ambientes muito úmidos.


Como matar ácaros?

Mesmo se você conseguisse matar os ácaros, eles voltariam rapidamente, já que estão em todo lugar: em casa, no trabalho, em nossos colegas e nos poros da face humana. No entanto, diminuir sua incidência é possível. Confira algumas dicas de como lidar com ácaros:


  • O ideal é que os travesseiros sejam lavados a seco, pois, durante a secagem em uma lavagem normal, o travesseiro esquenta e se torna um ambiente ideal para que os ácaros se reproduzam. O uso do aspirador em carpetes, tapetes, cortinas e a lavagem periódica evita o acumulo de matéria orgânica;

  • Outro grande inimigo para os ácaros é a luz do sol, pois ele reduz a umidade. Exponha objetos que podem ser ambientes ideais para os ácaros à luz do sol durante o dia;

  • Invista em uma capa anti-ácaro para os seus travesseiros, cobertores e colchões;

  • Remova o pó e, se você tiver, use o aspirador de pó em camas e sofás. Certifique-se que este tenha um filtro HEPA;

  • As almofadas e colchões também devem ser higienizados toda semana com o aspirador;

  • Trocar os filtros do ar-condicionado quando estiverem sujos é importantíssimo. Lençóis, capas protetoras, tapetes, fronhas, bichos de pelúcia e edredons devem ser lavados regularmente.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #Acaros #Poeira #Alergias #Rinite

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo