top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Alimentos proibidos e por que evitá-los


Existem alguns alimentos com a fama de “alimentos proibidos”. Isso se dá devido ao fato deles normalmente serem ricos em calorias, açúcar, gorduras ruins, mas pobres em vitaminas e nutrientes. Confira alguns deles e evite ao máximo consumi-los:


Frituras em óleos vegetais

As frituras são alimentos prejudiciais ao corpo, pois não permitem que todo o nutriente do alimento seja absorvido. O próprio óleo vegetal refinado acaba prejudicando ainda mais o organismo.

Uma forma de não consumir tanta fritura é substituir por preparações assadas no forno, grelhadas ou fritadeiras elétricas, que não usam óleo. Para quem quer investir, a panela do tipo air fryer é uma opção interessante.


Comida industrializada e congelada

Muitas pessoas acham prático comer algo que vai do supermercado ao congelador, como pizza e lasanha. Porém, para que seja congelado e mantenha o sabor, esse tipo de alimento é rico em sal e gorduras ruins. Duas das consequências são o aumento da pressão arterial e a retenção de líquidos.

Se você busca praticidade, uma maneira interessante de fazer comidas congeladas é cozinhá-las no domingo e deixá-las no congelador para a semana. Assim, você saberá como foi o preparo e quais são os nutrientes presentes nele. Legumes, frutas e pães também podem ficar no congelador.


Temperos prontos em cubos

Os temperos prontos estão entre os alimentos proibidos porque têm muito sódio, que acarreta no aumento da pressão arterial. Mais do que isso, a maioria usa realçador de sabor e conservantes, o que leva à irritação do intestino e à dependência do sabor.

Uma forma de evitar esses temperos é guardar o caldo do cozimento de carnes preparados com ervas e congelar. Assim, quando for utilizar, será natural e prático. No mercado, você também encontra ervas naturais prontas para consumo, uma opção saudável e que deixa o alimento mais fresco.


Embutidos e carnes processadas

O problemas dos embutidos e das carnes processadas é a quantidade de gorduras ruins, conservantes, sal e realçadores de sabor. Todos eles aumentam a probabilidade de pressão alta e câncer de intestino. Uma opção para evitar esses alimentos proibidos é trocar os embutidos por carnes in natura, e consumir ovos e queijos.


Refrigerantes

Nesse ranking os refrigerantes já são um dos mais conhecidos. Eles são ricos em açúcar, conservantes e aditivos que aumentam o risco de inflamações, obesidade, doenças intestinais e diabetes. Uma forma de substituí-los é tomar água com gelo e limão, ou água com gás e sucos concentrados. Uma boa pedida são os sucos naturais sem açúcar.


Quando escolhemos o que comemos, estamos optando por uma qualidade de vida mais saudável e com menos doenças. É importante lembrar que o equilíbrio é a chave para uma boa alimentação, sendo os alimentos proibidos uma forma de prevenir problemas de saúde futuros.


111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page