Buscar
  • Leader Saúde

Alimentos que aparentam ser saudáveis


Quem nunca substituiu uma fruta por uma barra de cereal, acreditando ser um lanche prático e saudável? Mas saiba que trocas como essa pode não ser a escolha mais recomendada.


Infelizmente não faltam armadilhas em produtos nas prateleiras dos supermercados, por detrás de embalagens que vendem a ideia de algo saudável e orgânico existem na verdade alimentos que podem contribuir para o ganho de peso, além de doenças cardiovasculares e diabetes.


Alguns alimentos industrializados podem sim de fato ser mais saudáveis que outros, e a regra é não excluir nada do cardápio, mas sim tomar cuidado para não consumir em excesso.


Barra de cereal

É uma opção de lanche considerada muito prática por seu tamanho e preço. Contém cereais e outros ingredientes considerados saudáveis, como as frutas por exemplo. Geralmente tem alta concentração calórica e poucas fibras. É importante olhar as informações do rótulo, pois muitas vezes podem ter mais características de guloseimas do que de um alimento saudável.


Açaí

É uma boa fonte de gorduras boas, potássio, cálcio e polifenois, que são antioxidantes que dão ao fruto a sua coloração. É um alimento saudável, porém muito calórico, já que cada 100 g de grande parte das polpas encontradas nos supermercados têm aproximadamente 250 calorias. Na região sudeste do Brasil a situação se agrava, pois recebe outros acompanhamentos igualmente ou até mais calóricos que o próprio açaí.


Suco de caixinha

Mesmo aqueles que não tem açúcar adicionado são uma armadilha. Pelo processamento, corre-se o risco de ingerir mais calorias, com índice glicêmico alto e ainda outras substâncias como conservantes, aromatizantes, corantes, edulcorantes, que não estariam em sucos naturais.


Sal (rosa) do Himalaia

Ele realmente tem nutrientes como o fósforo, zinco e bromo, mas em quantidades muito pequenas. Ou seja, para obter seus benefícios seria necessário consumi-lo exageradamente, o que não é recomendado já que apesar de conter menos sódio que o sal refinado, a diferença é muito pequena.


Biscoitos e torradas integrais

Mesmo sendo uma opção para substituir o pão branco, não quer dizer que contém menos calorias e gorduras.


Peito de peru

Carnes processadas ou embutidas tem grandes concentrações de sódio mesmo em uma fatia fina. Há neles grandes quantidades de aditivos químicos, conservantes, corantes e compostos nitrogenados.


Granola

Dependendo da composição, pode ser uma armadilha, pois além dos cereais açucarados, contém frutas secas, xaropes e aditivos químicos que realçam o sabor, mas que têm um alto índice glicêmico. Ou seja, não aumentam saciedade e ainda podem engordar.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #AlimentacaoSaudavel #VidaSaudavel

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo