Buscar
  • Leader Saúde

Aniversário de Nascimento de Albert Sabin



Albert Sabin, nascido em 26 de agosto de 1906, foi um médico, microbiologista e pesquisador polonês, naturalizado norte-americano, que desenvolveu a vacina oral contra a poliomielite.


A poliomielite e a vacina Sabin

A poliomielite, ou paralisia infantil, era uma doença, causada por vírus, que atacava o homem, e afetava o sistema nervoso, causando frequentemente paralisia nos membros inferiores do doente.

A serviço do Instituto Rockefeller de Pesquisas Médicas, foi o primeiro pesquisador a demonstrar o crescimento do vírus da poliomielite em amostras de tecido humano.

Em 1939, Sabin ocupou a cátedra de pediatria da Universidade de Cincinnati e tornou-se o chefe da divisão de doenças infecciosas de uma de suas unidades de pesquisa.

Sabin desmentiu a teoria de que o contágio da poliomielite se dava pelo nariz a apontou como via primária de infecção o trato alimentar.

Sabin defendeu a tese de que a administração por via oral de vírus vivos atenuados proporcionaria, sem aumento dos riscos de contaminação, imunidade mais duradouras contra a poliomielite do que a injeção de vírus mortos, desenvolvida um ano antes por Jonas Salk.

Com a colaboração de cientistas soviéticos, mexicanos e holandeses, fabricou a vacina “Sabin” que foi aceita oficialmente nos Estados Unidos em 1960. Em 1965 tornou-se membro do Instituto Weizmann de Ciência, em Rchovot, Israel.

A vacina eliminou efetivamente a paralisia infantil em quase todo o mundo, com excessão de alguns países da Ásia e da África.


Albert Sabin esteve várias vezes no Brasil, acompanhando pessoalmente o combate à poliomielite. Em 1967, foi agraciado pelo governo brasileiro com a Grã-Cruz do Mérito Nacional. Em 1972 casou-se com a brasileira Heloisa Dunshee de Abranches.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #AlbertSabin #Poliomielite

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo