Buscar
  • Leader Saúde

Março Azul!

Mais um mês se iniciando e mais uma causa que deve ser lembrada!

Esse mês é dedicado a campanha “Março Azul Marinho” que visa conscientizar sobre os riscos e a prevenção do câncer colorretal. Considerado o terceiro mais comum entre homens e mulheres no Brasil segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor ataca o intestino grosso (ou cólon) e o reto, parte final do intestino. O risco de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer durante a vida é de cerca de 5%, sendo que, aproximadamente, 70% dos tumores aparecem no cólon e 30% no reto.


A maioria dos tumores tem origem em pólipos, pequenas elevações na parede do cólon ou do reto. Essas elevações crescem lentamente, o que permite que sejam identificadas e retiradas, através da colonoscopia, um tipo de exame, antes de se tornarem tumores malignos.


Recomenda-se procurar seu(ua) médico(a), caso apresente um ou mais dos sintomas:

• diarreia ou constipação;

• sangramento ao evacuar;

• anemia sem causa aparente;

• desconforto abdominal, com gases e/ou cólicas;

• sensação de intestino vazio;

• vontade frequente de evacuar, mesmo com intestino vazio.


O câncer colorretal está relacionado a dietas não balanceadas, ricas em carnes vermelhas e processadas, e gorduras; sedentarismo; obesidade; tabagismo; e alcoolismo. Manter uma dieta balanceada e rica em frutas, verduras e vegetais pode diminuir o risco de desenvolvimento dos tumores. Atividades físicas auxiliam no controle do peso, principalmente entre os homens, que têm maior propensão para desenvolver esse tipo de câncer.


Tenha uma dieta balanceada, pratique exercícios físicos, não fume e faça exames de rotina para prevenir o câncer colorretal!


Informe-se. Cuide-se. Essa luta precisa de você!


#MarçoAzulMarinho #DicasdeSaude #SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader

0 visualização
ANS--.jpg

CNPJ 02.127.779/0001-36

Copyright © 2019, Leader Assistência Médica e Hospitalar. Todos os direitos reservados.

ANS_LEADER-.png