top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Cérebro humano fica mais ativo dormindo do que acordado?



Você foi dormir. Está descansando. Mas sabia que o seu cérebro segue trabalhando “normalmente”? Pois é. Aqui neste artigo reunimos curiosidades sobre o funcionamento do cérebro humano. Alguns cientistas costumam afirmar que ele fica ainda mais ativo quando estamos dormindo, dependendo dos casos. Entenda tudo a seguir.

Uma das tarefas exigidas pelo cérebro enquanto estamos dormindo está na criação dos sonhos. No chamado sono REM (Rapid Eye Movement), a atividade cerebral é bastante intensificada – com sonhos mais intentos e duradouros.


Outro ponto é a consolidação de aprendizados. O cérebro transforma os fatos em memórias efetivas enquanto estamos dormindo. Também faz uma espécie de limpeza para abrir mais espaço em temas que você não dá tanta importância. E, consequentemente, desenvolve estímulos para a sua criatividade.

Você sabia que durante o sono o fluxo sanguíneo no cérebro aumenta e as células cerebrais diminuem de tamanho? Isso permite que substâncias nocivas possam ser eliminadas, como a beta-amilóide - que também é conhecida como “proteína do Alzheimer”. Se você não dorme a quantidade de horas necessárias por dia, consequentemente pode desenvolver um risco aumentado de Alzheimer.


A principal mensagem que podemos deixar é a seguinte: Durma! Dormir é saúde! Quem dorme dá a possibilidade de descanso para o corpo poder se preparar para o dia seguinte. E o mesmo acontece com o cérebro. Que segue “trabalhando” de forma efetiva caso você consiga dormir o tempo necessário.


422 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page