Buscar
  • Leader Saúde

Como a mudança de tempo afeta a sua saúde



Ao acordar você abre a janela e vê um sol de rachar prometendo um dia de calor, se veste com roupas frescas, esquece o guarda-chuva e vai trabalhar para no meio do dia se deparar com chuva e uma brusca queda de temperatura. Será que essas situações podem afetar diretamente a nossa saúde?


Passar do calor excessivo para o frio de repente, pode trazer ao corpo sinais de gripe como o cansaço e o nariz entupido. Principalmente se a pessoa já apresenta algum sinal de problema respiratório como as alergias.


Nossas vias respiratórias filtram o ar que chega nos pulmões e, para isso, elas permanecem adaptadas à temperatura ambiente. Se o tempo muda bruscamente, o corpo não consegue acompanhar essa velocidade para se readaptar à nova temperatura e as vias áreas são pegas desprevenidas, o que resulta em uma irritação.

O principal problema é a queda de umidade do ar, que resseca as mucosas das vias aéreas e compromete a proteção natural do nariz, normalmente feita pelo muco de revestimento da região para evitar o ataque de vírus e de bactérias. Isso cria o ambiente perfeito para o surgimento ou a intensificação de problemas como rinite alérgica, asma e infecções virais e bacterianas, já que o organismo está mais “aberto” às doenças.

Para amenizar os sintomas uma dica importante é manter-se sempre hidratado. Além disso, agasalhar-se e evitar contato direto com a saída do ventilador do ar condicionado também ajuda. Não se esqueça de manter as doenças controladas com as medicações corretas junto ao seu médico.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #MudancaDeTempo #MudancaDeEstacao

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo