É só o tempo esfriar que quem sofre com doenças respiratórias, como a rinite alérgica, percebe que as crises se intensificam. E isso não ocorre por acaso.
De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), a rinite atinge 30% das pessoas. As principais alergias respiratórias são rinite e asma, seguida da conjuntivite alérgica.
A rinite é a inflamação crônica da mucosa de revestimento nasal, caracterizada pela presença de um ou mais dos seguintes sintomas: obstrução nasal, rinorreia, espirros, prurido e hiposmia.
Para reduzir os sintomas da rinite alérgica nesta época do ano, veja algumas dicas valiosas.
1 – Mantenha o organismo hidratado
Estações como o outono e o inverno costumam ser mais secas. Por isso, as pessoas com alergias respiratórias, como a rinite, devem aumentar o consumo de água e, também, usar soro fisiológico para hidratar o nariz.
2 – Limpe o ambiente, mas aposente a vassoura
Evitar o contato com ácaro e poeira é uma medida fundamental para reduzir as crises de rinite alérgica. Por isso, evite o uso de vassouras na hora da limpeza, pois elas ajudam a espalhar os fatores alergênicos na superfície. O ideal é usar panos úmidos e aspiradores de pó com filtro HEPA.
3 – Use umidificadores com moderação
Para evitar a secura do clima, o uso de umidificadores é uma boa solução. Porém, quando em excesso, ele pode provocar o surgimento de mofos no ambiente. Para que isso não ocorra, recorra ao uso de bacias ou baldes com água nos cômodos.
4 – Lave as roupas de frio
Os casacos, blusas de lã e edredons passam a maior parte do ano guardados dentro de armários, por conta do nosso clima tropical. Porém, quando o frio chega, eles são os primeiros a serem usados. Para evitar contato com ácaros e poeira, fatores que podem desencadear a rinite alérgica, o ideal é lavar estas peças antes da chegada do inverno e guardá-las em sacos plásticos.
5 – Deixe o ar circular
Quando o tempo esfria, a tendência é fechar as janelas para aquecer o ambiente, certo? Embora a maioria das pessoas recorra a esta prática, o ideal é manter as janelas abertas, deixando o ar circular e diminuindo as crises de rinite alérgica. Faça isso pelo menos por um período do dia.
Comentarios