top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Como aproveitar o verão para repor a vitamina D



Diferente de outras vitaminas, a D é a única que pode ser produzida pelo organismo. Embora esteja presente em alguns alimentos, sua origem principal vem de um hábito simples: tomar sol.


Ela é responsável pela saúde dos ossos e músculos – sem ela, não conseguiríamos nem ficar em pé, nossos ossos e dentes seriam frágeis e não teríamos força muscular adequada. Ela também é importante para a imunidade e pode ser um fator de proteção para alguns tipos de câncer.


Sem filtro O sol é responsável por até 90% da vitamina D que o corpo recebe.

Para produzir vitamina D, o ideal é tomar sol sem filtro solar com o máximo de partes do corpo expostas por pelo menos 20 minutos ao dia. O sol do início da manhã e do final da tarde produzem menos vitamina D que o horário de pico, entre 12 e 14 horas. Porém, esse é justamente o horário proibido pelos dermatologistas pelo maior risco de câncer de pele. Se o uso de protetor solar, por um lado, é fundamental para a saúde da pele, por outro, é uma barreira que impede a ação dos raios UVB. Nesse caso, o bom-senso deve prevalecer: o excesso de sol é ruim, mas em quantidade moderada pode ser saudável.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page