
A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem. Ela tem suas raízes em diferenças nos sistemas cerebrais responsáveis pelo processamento fonológico que resultam em dificuldade para processar os sons das palavras e associá-los com as letras ou sequências de letras que os representam. Outros fatores que podem vir associados são déficits nas funções executivas, dificuldades no processamento auditivo e/ou visual e desenvolvimento psicomotor.
Na falta de informação, algumas crianças podem sofrer com discriminação por seu baixo desenvolvimento escolar.
Por isso é importante estar atento aos seguintes sintomas:
Na linguagem oral:
Atraso no desenvolvimento da fala;
Problemas para formar palavras de forma correta, como trocar a ordem dos sons (popica em vez de pipoca) e confundir palavras semelhantes (umidade / humanidade);
Erros de pronúncia, incluindo trocas, omissões, substituições, adições e misturas de fonemas;
Dificuldade para nomear letras, números e cores;
Dificuldade em atividades de aliteração e rima;
Dificuldade para se expressar de forma clara.
Na leitura:
Dificuldade para decodificar palavras;
Erros no reconhecimento de palavras, mesmo as mais frequentes;
Leitura oral devagar e incorreta. Pouca fluência, com inadequações de ritmo e entonação, em relação ao esperado para a idade e a escolaridade;
Compreensão de texto prejudicada como consequência da dificuldade de decodificação;
Vocabulário reduzido.
Na escrita:
Erros de soletração e ortografia, mesmo nas palavras mais frequentes;
Omissões, substituições e inversões de letras e/ou sílabas;
Dificuldade na produção textual, com velocidade abaixo do esperado para a idade e a escolaridade.
A manifestação e a intensidade desses sintomas variam em cada pessoa. Na suspeita de dislexia, é importante fazer uma avaliação diagnóstica com profissionais qualificados.
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