top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Dia do Hemofílico



O dia do Hemofílico, comemorado na data de 4 de janeiro, tem como objetivo chamar atenção à Hemofilia, uma doença genética, caracterizada pela deficiência na coagulação do sangue, favorecendo hemorragias e resultando em sangramentos de difícil controle.


Os pacientes com hemofilia podem ser atingidos desde a primeira infância, o que causa danos no aparelho locomotor (artrose, deformidades e dor nas juntas), compromete a qualidade de vida do portador e produz impacto social na vida do paciente.


Principais sintomas Sangramentos frequentes e desproporcionais ao tamanho do ferimento. Aparecimento de manchas roxas (hematomas) ao menor trauma, ou mesmo sem trauma?

Diagnóstico Além dos sinais clínicos, o diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue que mede a dosagem do nível dos fatores VIII e IX de coagulação sanguínea. Tratamento Não há cura para a hemofilia, porém, a doença pode ser controlada com injeções regulares dos fatores de coagulação deficientes. Quanto antes for o início do tratamento, menores serão as complicações.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page