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Dia Internacional da Dança



Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre.

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.

Os benefícios da dança são inúmeros, seja para a saúde física ou mental. Ao dançar, você se diverte enquanto se mantém saudável. Veja a seguir como cada modalidade de dança pode favorecer para o bem da sua saúde:


· BALÉ

Elasticidade A flexibilidade é um grande benefício para o corpo, pois previne dores e ainda promove o fortalecimento dos músculos.


Postura A coluna alinhada protege as articulações e pode prevenir muitas doenças sérias de coluna que prejudicam a qualidade de vida, impossibilitam a prática de exercícios e, em casos mais graves, até dificultam a locomoção.


Gasto calórico e definição muscular O balé pode queimar entre 350 e 500 calorias por hora de aula. Os dançarinos também são famosos por terem uma definição impecável dos músculos, o que é essencial para a sustentação corporal.



· ZUMBA

Aumento do metabolismo A aula mistura dança com ginástica, alterna movimentos aeróbicos e localizados. A consequência é o aumento do metabolismo e do gasto calórico.


Benefícios para o coração A atividade promove uma melhora do sistema cardiovascular por meio do aumento das batidas do coração.


Gasto calórico Essa modalidade pode fazer a pessoa perder entre 600 e 1000 calorias em uma hora de aula.



· DANÇA DE SALÃO

Equilíbrio e coordenação motora Por ser uma modalidade em que é necessário ter um par, a coordenação motora e o equilíbrio são muito estimulados.


Capacidade mental e equilíbrio corporal Pesquisadores apontam que a dança de salão ajuda a prevenir Alzheimer e as disfunções motoras.


Interação social Nesse estilo de dança, é necessário interagir com outras pessoas. O resultado é uma melhora da vida social e da saúde mental.


Gasto calórico Em uma hora de aula perde-se, em média, 500 calorias.



· SAPATEADO

Músculos Os movimentos dessa dança promovem uma melhora do tônus muscular e ajudam a queimar gorduras.


Prevenção da osteoporose Essa dança estimula a produção de células ósseas, auxiliando na prevenção da osteoporose.


Gasto calórico É possível gastar entre 350 e 450 calorias em uma hora de aula.


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