top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Dia Nacional de Combate à Cefaléia



Dia 19 de Maio é o dia nacional de combate à cefaléia, os tipos mais comuns são: enxaqueca, cefaleia do tipo tensional, cefaleia em salvas e cefaleia crônica diária. Cefaleia é o termo técnico para a popular ‘dor de cabeça’, uma condição muito comum que atinge inúmeros brasileiros das mais variadas idades.


Enxaqueca

Caracterizada por uma dor crônica que aumenta pouco a pouco em um dos lados da cabeça, sendo também facilmente reconhecida por uma constante aversão à luz e ao som. Com a visão comprometida pela crise de enxaqueca, o paciente pode ser acometido de náuseas e vômitos. Refeições desreguladas, o abuso do café ou a prática exagerada de atividades físicas são importantes causas do distúrbio, sem falar na ingestão de alimentos gelados ou gordurosos.


Cefaleia Tensional

A famosa ‘cabeça pesada’ está relacionada a dores moderadas que não necessariamente atrapalham uma rotina de trabalho, por exemplo. Outro fator bem característico da cefaleia tensional é que não há indícios de outros sintomas causados pela mesma, apenas o incômodo em si, cujos motivos se alternam entre desequilíbrios emocionais e o estresse do dia a dia.


Cefaleia em Salvas

Menos frequente, porém, é uma das mais intensas. Geralmente ocorre no período noturno, na região dos olhos e pode durar entre minutos ou horas. Além dos olhos avermelhados e lacrimejantes, esse tipo de cefaleia provoca congestão nasal e o declive das pálpebras. Pesquisas apontam que problemas no hipotálamo, cuja função é controlar a temperatura e o próprio sono, são fatores determinantes para o surgimento da doença.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page