top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Esses alimentos são saudáveis e você nem imaginava



Caprichar na alimentação é algo muito importante para a saúde. Afinal, quando dizem que a saúde começa pela boca, não estão se referindo apenas aos cuidados com a higiene bucal, mas também ao fato de que é por ela que temos acesso a boa parte dos nutrientes essenciais para a vida.


Comer de forma regrada é importante para viver bem e saudável, mas uma alimentação adequada vai muito além de apenas legumes, frutas e verduras. Há determinados alimentos inclusive, que são mais saudáveis do que de fato aparentam, e muita gente não sabe. Confira alguns exemplos:


Pipoca

Parece incrível, mas a pipoca é, sim, saudável. É considerada um lanche rápido, que satisfaz facilmente, é barata e encontra-se sempre no supermercado. O problema da pipoca é o método de cozimento e os ingredientes usados por cima, como excesso de chocolate, de leite condensado, de manteiga, etc.

Quando se é feita sem óleo e sem gordura saturada – e sim com gorduras insaturadas, como óleo de canola e azeite de oliva – os benefícios são diversos. O milho é rico em nutrientes, antioxidantes e fibras. Por ser um grão integral, ainda ajuda na diabetes e cardiopatias.


Queijos

O queijo é outro alimento que pode surpreender, porque ele é considerado um alimento completo, por ser minimamente processado e não ter adição de açúcar. Ele é saudável em porções equilibradas, nutricionalmente, falando. Se exagerar, passa a ser maléfico para o organismo e causar problemas, como problemas no coração e ganho de peso.

Eles são fontes de nutrientes, como cálcio, gordura e proteína. Também podem ser encontradas vitaminas A e B12. Queijos como cheddar, brie e o queijo azul, são ricos em ácido linoléico conjugado (ALC), que ajuda a prevenir a obesidade, cardiopatias e inflamações.


Manteiga

A manteiga é um produto feito de proteínas e gorduras encontradas no leite, é rica em vitaminas A, D e E e cálcio. Se for usada corretamente, pode ajudar até a diminuir as chances de obesidade, por conter pouco carboidrato.

Por possuir bastante betacaroteno, uma substância ligada a vitamina A, auxilia na prevenção do câncer de pulmão e de próstata. Já a vitamina D e E, ajudam, respectivamente, a fortalecer os ossos e melhorar a pele.


Vale lembrar: isso é válido apenas para a manteiga, não margarina. E somente se usado com moderação!


Chocolate amargo

O amado chocolate também é um dos alimentos saudáveis, mas, novamente, sem exagerar. Ele melhora a saúde do coração, por conta dos seus antioxidantes, que reduzem a pressão sanguínea, trombose e aumenta a circulação sanguínea para o coração. Flavonóides são encontrados no reino vegetal, como o cacau, e ajudam na imunidade e estresse oxidativo, que causa várias doenças.


Pesquisas já demonstraram que quanto mais cacau no chocolate, melhores os benefícios. No final, não precisa ter culpa e arrependimento do famoso chocolate, ele pode ser introduzido na sua dieta ocasionalmente, desde que haja um balanço positivo.


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page