top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Inverno e alimentação adequada: como cuidar da saúde intestinal



É muito importante escolher os alimentos corretos. Agora, no inverno, é fundamental ficar ainda mais atento para não cometer deslizes e prejudicar a saúde.


É provável que você já tenha percebido um aumento no apetite durante a estação mais fria do ano. Isso acontece porque, no inverno, o nosso corpo gasta mais energia para manter a temperatura estável. Dessa forma, para compensar a perda energética, precisamos consumir mais calorias.


A questão é que muitas pessoas sentem desejo por alimentos calóricos e gordurosos no inverno. É claro que nenhum alimento é proibido, mas o consumo excessivo pode provocar um aumento na balança, e o pior: problemas de saúde.

No caso do intestino, por exemplo, pode haver desequilíbrio da flora intestinal e, como consequência, alterações no trato intestinal. Por isso, é preciso ficar atento aos alimentos que são consumidos durante o inverno.


Alimentos saudáveis da estação

Trocar o famoso fondue de inverno por um prato de salada pode parecer uma tarefa difícil no frio. Mas a verdade é que você pode recorrer a alimentos quentinhos e, ainda assim, saudáveis.

Além disso, as frutas são ótimas para consumir em temperatura ambiente, como o morango, que é um dos alimentos da estação. Também dá para aproveitar a mandioquinha, o inhame e outros itens para fazer sopas deliciosas e saudáveis.


Veja só os alimentos típicos do inverno que podem ser incluídos no seu cardápio:

Frutas: morango, laranja, kiwi, tangerina, maracujá e mamão.

Legumes: batata doce, mandioca, mandioquinha, inhame e ervilha torta.

Verduras: agrião, espinafre, couve, brócolis, couve-flor, alho-poró e rúcula.


Vitaminas e nutrientes importantes para o inverno

No inverno, estamos mais suscetíveis a infecções respiratórias, como gripes e resfriados.

Por isso, aumentar a ingestão de alimentos que fortalecem o sistema imunológico é fundamental.

Ao incluir vitaminas e nutrientes na sua dieta, você ainda contribui para o bom funcionamento do intestino.


Confira:

Vitamina A: é essencial para a visão, ossos e pele. Presente nos vegetais de coloração verde-escura e frutos de cor amarela-alaranjada.

Vitaminas do complexo B: ideais para manter a saúde mental, da pele, dos olhos e dos cabelos. Presentes em cereais integrais, peixe, vegetais folhosos, laranja e banana, entre outros.

Vitamina C: atua nas células de defesa do organismo. Presente na laranja, limão, morango, brócolis, couve e cenoura.

Vitamina E: antioxidante que fortalece o sistema imunológico. Presente em oleaginosas e folhas verde-escuras.

Ferro: age no transporte de oxigênio para o corpo. Presente nas folhas verdes, beterraba, feijão, lentilha e cereais integrais.

Zinco e Selênio: possuem poder antioxidante. Presentes em cereais integrais, feijão, peixe e oleaginosas.


Água é indispensável

Ao mesmo tempo em que sentimos mais fome no inverno, passamos a sentir menos sede. Mas isso não é motivo para deixar a hidratação de lado, ok?

Beber bastante líquido é indispensável para a saúde. Procure andar sempre com uma garrafa de água e, para não se esquecer de ingerir, coloque alarmes e lembretes.

Você pode ainda preparar uma água aromatizada, colocando rodelas de laranja ou limão, folhas de hortelã, abacaxi ou morango.

Os chás também são uma ótima pedida. Dê preferência aos chás naturais, como erva cidreira, camomila e erva mate.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page