Buscar
  • Leader Saúde

Navegar no celular na hora da refeição pode engordar



Sabia que comer usando o celular aumenta o consumo calórico em até 20%, sem você nem perceber?

Segundo uma pesquisa do Departamento de Ciências e Saúde da Universidade Federal de Lavras (UFLA), quem come entretido no smartphone consome 15% a mais de calorias por refeição – em média 79 calorias extras, de acordo com o consumo diário de um adulto no peso ideal. Ler uma notícia, e-book ou textões do Face é ainda pior, pois pode aumentar a ingestão energética em 20%.


O grupo de estudos analisou o comportamento de 64 pessoas com idades entre 18 e 40 anos, observando principalmente o perfil de mastigação de cada voluntário, seu Índice de Massa Corporal (IMC) e suas preferências alimentares, durante um lanche no período da tarde.

A quantidade de comida que cada participante ingeriu foi medida ao longo de três encontros aleatórios, nos quais cada participante fez uma refeição sem distrações, outra lendo um texto de revista/jornal e outra usando o celular.


Os resultados do estudo comprovaram que as pessoas comem mais quando estão distraídas. Isto porque o cérebro não consegue captar corretamente as mensagens químicas que o corpo envia para comunicar que já está satisfeito. A pessoa fica tão presa à tela do celular, que não consegue ouvir o próprio corpo. Além disso, a qualidade da mastigação é comprometida pela falta de atenção, o que prejudica a digestão.


“A hora da refeição é sagrada”, já diziam nossas avós. Por isso permita-se tirar esse tempo do seu dia para desconectar-se das redes sociais e cuidar bem da sua saúde.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #Celular #Refeições #VidaSaudavel

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo