Buscar
  • Leader Saúde

Novembro Azul




60% dos homens no Brasil só vão ao médico quando os sintomas estão insuportáveis.

Novembro Azul é uma campanha que tem como objetivo conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada 38 minutos, um homem morre no Brasil pelo câncer de próstata. A mortalidade pela doença é alta e ceifa 28,6% dos que desenvolvem neoplasias malignas.


Uma dos aspectos mais preocupantes sobre o câncer de próstata vai além da mortalidade. É preciso acabar com a cultura de negligência e preconceito contra os exames de prevenção. Nesse sentido, a campanha Novembro Azul existe para alertar e incentivar a população masculina a cuidar da saúde.


O que é câncer de próstata e porque você deve se preocupar com ele?

O câncer de próstata é a segunda doença que mais acomete os homens no Brasil.

A estimativa é que, a cada 100 mil homens, mais de 66 desenvolvam a doença. Aliás, em 2018, foram 68 mil casos. Esse tipo de câncer se desenvolve quando a próstata passa a produzir descontroladamente algumas células, originando o tumor.


Fatores de risco

As principais vítimas são homens com mais de 50 anos, mas a doença começa a se desenvolver muito antes, por isso a prevenção e diagnóstico precoce são tão essenciais.

Pessoas com parentes de primeiro grau, como irmão ou pai, que desenvolveram a doença também estão mais propensos.

Maus hábitos de saúde também podem levar ao seu desenvolvimento, como: sedentarismo, obesidade e alimentação rica em gorduras, sódio, carne vermelha e deficiente em vegetais e legumes.

A poluição ambiental, contato excessivo com substâncias como o cádmio, chumbo, cromo e ferro e o excesso de estrogênio no organismo também são pontos de atenção.


Sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não demonstrar sintomas. Quando aparecem, os mais comuns são a bexiga desregulada – excesso ou dificuldade em urinar. Pode ser que neste momento nenhuma anormalidade seja observada ou que seja identificado um leve crescimento da próstata (fase benigna) ao toque.

Por outro lado, quando a doença se instala, os sintomas são severos, como a insuficiência renal, infecção generalizada, dores nos ossos.


Prevenção do câncer de próstata

Há dois principais pontos na prevenção do câncer de próstata: a realização dos exames frequentemente e adoção de hábitos saudáveis. Portanto, é recomendável que:


· Realize um check-up anualmente,

· Faça o controle do colesterol, diabetes e pressão,

· Pratique exercícios físicos regularmente,

· Mantenha o peso ideal,

· Evite cigarro e abuso de álcool,

· Mantenha uma alimentação equilibrada.


Além disso, é essencial que se realizem exames periódicos, como: hemograma completo, teste de urina e de IMC e verificação do perímetro abdominal.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #NovembroAzul #CancerdeProstata #SaudedoHomem

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo