top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Novembro Azul: Veja dicas para multiplicar conscientização



O mês de novembro é marcado na área da saúde como o mês do Novembro Azul. Um momento para levantarmos informações sobre a conscientização da população masculina sobre o câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), em 2021 passamos dos 68 mil novos casos da doença no Brasil.


Você sabia que cerca de 90% dos casos são passíveis de cura? Mas como? Desde que o diagnóstico seja realizado precocemente! Fica clara, portanto, a importância de reforçarmos uma mensagem de conscientização entre os homens. Principalmente por conta de preconceitos antigos em realização ao exame.

Ainda em 2022, com tanta informação à mostra, a maioria dos homens evita procurar o médico por temer o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata.


O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália. Vale lembrar que a próstata é uma importante glândula do sistema reprodutor masculino, responsável por produzir uma secreção que compõe o sêmen. A próstata apresenta o tamanho aproximado de uma castanha e está localizada na região logo abaixo da bexiga, em frente ao reto.


Vamos com dicas?

Não tenha medo ou preconceito. Coloque a mão na consciência e cuide da sua saúde. Visite o médico urologista e andrologista anualmente. Quem tem mais de 50 anos de idade deve realizar o exame de PSA ou exame de toque retal anualmente. Cuide da sua higiene íntima diariamente. E mantenha hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos físicos. Ah, não se esqueça também dos cuidados com a saúde mental.

Que este Novembro Azul possa ser um mês de importantes resultados concretos na luta contra o câncer! Vamos multiplicar informações relevantes para conscientização de todos.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page