Buscar
  • Leader Saúde

Por que bebês não podem comer mel?



Não se deve dar mel a bebês com menos de 2 anos pois pode conter a bactéria Clostridium botulinum, um tipo de bactéria que causa o botulismo infantil, que é uma infecção intestinal grave que pode causar paralisia dos membros e até morte súbita. No entanto, este não é o único alimento que é capaz de causar o botulismo, pois a bactéria também pode ser encontrada nos legumes e frutas.


Por esta razão, recomenda-se que a alimentação do bebê seja exclusivamente composta pelo leite materno quando possível, especialmente nos primeiros meses de vida. Esta é a forma mais segura de garantir que a criança está protegida de fatores externos que possam causar enfermidades, uma vez que o bebê ainda não possui defesas para combater bactérias, por exemplo.


O que pode acontecer se o bebê consumir mel?

Quando o corpo absorve o mel contaminado este pode afetar os neurônios em até 36 horas, causando paralisia de músculos e afetando diretamente a respiração. O risco mais grave desta intoxicação é a síndrome da morte súbita do recém-nascido, em que o bebê pode vir a falecer durante o sono sem ter apresentado sinais e sintomas previamente.


O que fazer se o bebê comer mel?

Se o bebê ingerir o mel é necessário procurar um pediatra imediatamente. O diagnostico será feito observando sinais clínicos e em alguns casos pode ser solicitado exames laboratoriais. O tratamento para o botulismo é feito por lavagem gástrica e, em certos casos, a criança pode precisar de aparelhos para facilitar a respiração. Normalmente, a recuperação é rápida e o bebê não sofre nenhum risco devido ao tratamento.


Recomenda-se atenção a estes sinais nas 36 horas seguintes após o bebê ter consumido mel:

· Sonolência;

· Diarreia;

· Esforço para respirar;

· Dificuldade de levantar a cabeça;

· Rigidez de braços e/ou pernas;

· Paralisia total de braços e/ou pernas.


Caso surjam dois ou mais destes sinais, é recomendado ir ao centro de saúde mais próximo, pois estes sinais são indícios de botulismo, que devem ser avaliados novamente pelo pediatra.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #Mel #AlimentacaoInfantil #Botulismo #SaudeInfantil

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo