top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Quais cuidados tomar com a saúde antes de viajar?


Com o final do ano, chegam as férias e as viagens em família. Bagagem, ok! Passagem, ok! Planejamento financeiro, ok! Será que falta alguma coisa nessa lista? A resposta é sim! Falta conhecer a fundo os mais essenciais cuidados com a saúde antes de viajar.

Se você não tinha incluído esse item no seu checklist de viagem, não perca tempo.


Por que fazer um checkup na saúde antes de viajar?

Saiba que, tão importante quanto elencar os principais destinos para conhecer, é agendar com antecedência uma visita ao médico para toda a família. Tudo para ter a certeza de que todos estão em condições adequadas de saúde para colocar o pé na estrada.


Alguns perfis de destinos exigem um cuidado ainda mais especial com a saúde antes da visita:


· lugares com temperaturas muito diferentes das habituais;

· destinos com comidas típicas que utilizam temperos e especiarias desconhecidos por você;

· locais que colocam o turista em contato direto com a natureza, muito procurados por viajantes aventureiros;

· locais com atividades extremas e que exigem um preparo físico diferenciado (como grandes trilhas, escaladas ou temperaturas muito abaixo de zero).


Nesses casos, a consulta médica será voltada ao preparo do corpo para as situações que estão por vir. Pode ser necessário reforçar as vitaminas, fazer um teste de carga para esforço físico ou mesmo descobrir se há alguma intolerância alimentar ou alergia que impeça o viajante de consumir algum alimento específico.

Se vai fazer uma viagem de avião e tem algum diagnóstico crônico de saúde, o checkup é tão importante quanto o check-in! Isso porque, lá no alto, as condições do ar e da atmosfera são bem diferentes — o que pode contribuir para potencializar sintomas. Doenças como tuberculose, asma, bronquite, pneumonia, insuficiências cardíacas e até mesmo cirurgias recentes devem ser acompanhadas de perto por um profissional especializado antes e logo após o embarque.


Caso faça uso de medicamentos sob prescrição médica, uma das melhores dicas de viagem é revalidar a receita e carregá-la consigo na mala, junto do remédio na quantidade suficiente para todo o período de viagem. Especialmente quando falamos em viagens internacionais, pode não ser possível adquirir medicamentos com as mesmas propriedades que os seus em localidades diferentes. Lembre-se apenas de consultar com antecedência o regimento das companhias aéreas sobre a melhor forma de despachar itens dessa natureza para não ter surpresas desagradáveis!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page