Buscar
  • Leader Saúde

Qual a diferença entre exercício e atividade física?


Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Atividade física é toda e qualquer atividade humana baseada no movimento do corpo e em gasto de energia. Tarefas comuns do cotidiano como andar, subir escadas, limpar a casa, etc. são atividades físicas.


Já os exercícios físicos são as atividades físicas que possuem um planejamento, repetição, regras bem definidas e, muitas vezes, um local próprio para a sua prática.

Por exemplo, correr para alcançar o ônibus é uma atividade física, enquanto realizar uma corrida em uma esteira é um exercício físico. Carregar as sacolas do supermercado é uma atividade física, enquanto praticar levantamento de peso é um exercício.


Exemplos de atividade física

As mais simples ações são atividades físicas. Como exemplo, podemos citar o movimento que produzimos enquanto andamos ou dançamos, corremos, subimos e descemos escadas, entre outras.


Exemplos de exercícios físicos

Vale lembrar que todo exercício é também uma atividade física. Assim, o que vai caracteriza o exercício físico é a intenção da movimentação do corpo. Enquanto nas outras atividades os músculos do corpo se movimentam para cumprir uma tarefa, nos exercícios, a intenção é a realização do próprio exercício.

Entre os tipos de exercícios físicos, podemos citar quatro, difundidos entre os profissionais de educação física: força, resistência, equilíbrio e flexibilidade. Dentro destas quatro categorias, há diversos esportes e exercícios.


Entre os mais comuns, estão:

· Musculação;

· Crossfit;

· Ginástica;

· Futebol;

· Vôlei;

· Basquete;

· Natação;

· Hidroginástica;

· Artes marciais;

· Caminhada / Corrida;

· Alongamento.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #ExercicioFisico #AtividadeFisica #Alongamento #Aquecimento #VidaSaudavel

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo