top of page

Remédios sem a Prescrição Médica

  • Foto do escritor: Leader Saúde
    Leader Saúde
  • 28 de jan. de 2021
  • 1 min de leitura

Tomar medicamentos sem conhecimento médico pode ser prejudicial à saúde, porque estes tem reações adversas e contraindicações que devem ser respeitadas. Veja alguns dos motivos para não fazer isso:


Desenvolve superbactérias

O uso de antibióticos por conta própria aumenta o risco da pessoa tomar um medicamento sem necessidade, ingerir a dose errada ou por menos tempo do que deveria, aumentando a resistência dos vírus e bactérias, diminuindo a eficiência dos antibióticos.


Mascara sintomas

Ao tomar analgésicos, anti-inflamatórios ou antipiréticos por conta própria, a pessoa pode disfarçar os sintomas que apresenta e por isso o médico pode ter mais dificuldade em diagnosticar a doença.


Danifica fígado e rins

O uso de remédios sem receita médica pode levar à intoxicação do fígado, porque precisam de ser metabolizados neste órgão, podendo-se acumular. Podem também prejudicar o funcionamento dos rins, que têm como função filtrar o sangue e excretar os produtos de metabolização dos medicamentos na urina.


Aumenta o risco de hemorragias

Alguns medicamentos de venda livre como os anti-inflamatórios não esteroides, podem causar hemorragia digestiva, especialmente em pessoas que têm um estômago mais sensível, por isso é melhor evitar sua ingestão

desnecessária.


Causa dependência

Alguns medicamentos como analgésicos, ansiolíticos ou antidepressivos, por exemplo, podem causar dependência e necessidade de doses cada vez maiores para atingir o mesmo objetivo. Por este motivo, só devem ser usados por indicação médica, devendo ser respeitada sua dosagem e a duração de tratamento.


 
 
 

Comentarios


ANS--.jpg
ANS_LEADER-.png

CNPJ 02.127.779/0001-36

Copyright © 2019, Leader Assistência Médica e Hospitalar. Todos os direitos reservados.

0800 580 0082 | (11) 3181-5048

CENTRAL DE VENDAS 0800 580 2425

logo-atendimento--.png

@newsaudeleader

bottom of page