Além do cansaço excessivo, dor de cabeça e queda de pressão, o verão traz consigo um outro problema: a retenção de líquidos, visível principalmente na forma de inchaço. O problema afeta principalmente as pernas, mãos, barriga e a região do tornozelo. E o fato de ser pior no calor, é que a nossa circulação fica mais lenta e temos mais dificuldade para absorver a água do organismo.
Veja o que pode ser feito para diminuir os sintomas:
Drenagem linfática
Quando o objetivo é desinchar imediatamente, essa massagem continua insubstituível. Ela não é só uma massagem estética já que estimula a cadeia de gânglios linfáticos para que a circulação não fique congestionada e, assim, ajuda o organismo na liberação natural de toxinas e líquidos.
Hidratação
Parece um contrassenso, mas a água diminui a densidade do sangue, combatendo a retenção (o sangue mais fino circula melhor pelo organismo) e desintoxica. Vale ser água mineral, água de coco, sucos naturais.
Alimentos que ajudam
Frutas e legumes ricos em água hidratam, melhoram a diurese e ajudam repor nutrientes.
Alimentos com grande quantidade de água:
· melancia;
· melão;
· abacaxi;
· morango;
· kiwi;
· pepino;
· aipo;
· chuchu.
Alimentos que pioram
Alimentos ricos em sódio e muito condimentados pioram a retenção líquida, assim como o álcool. Portanto, devem ser evitados.
Exercícios físicos
A prática regular de exercício físico melhora a circulação e ajuda a diminuir a retenção líquida. As atividades mais recomendadas são as clássicas caminhada, corrida, natação, hidroginástica e musculação.
Comments