top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Setembro amarelo: Sabia como identificar e ajudar alguém em crise



Quando alguém está passando por uma situação muito difícil, a ajuda da família e amigos é essencial para que essa situação seja superada. Transtorno mental não é bobagem, é algo sério e precisa ser avaliado e tratado com todo o cuidado. Por isso, é importante saber identificar os sinais e ajudar quem pensa em suicídio.


Quais os sinais a vítima pode apresentar:

– Insônia

– Tristeza profunda

– Perda ou excesso de apetite

– Dificuldade para lidar com problemas

– Crise de ansiedade

– Perda da vontade de viver

– Mudanças comportamentais

– Isolamento


Diante do reconhecimento desses sinais, podemos nos sentir impotentes, mas ao contrário do que o senso comum reproduz, existem muitas formas de ajudar essa pessoa.


Escuta ativa

Converse diretamente com a pessoa, a escuta ativa consiste em ouvir e compreender o que o outro diz. Fazer perguntas abertamente, ouvir as respostas e não julgar de forma alguma. Uma boa conversa pode obter resultados muito positivos, mas é só o primeiro passo para a superação.


Ajuda médica

Orientar a pessoa a procurar um médico é essencial. Caso ela seja resistente a essa opção, é importante que haja insistência e disposição da sua parte. Se ofereça para procurar um bom médico e marcar a consulta por ela. Acompanhe ela na consulta e possíveis exames, ofereça apoio emocional e ajude a pessoa entender que o tratamento é necessário.


Apoio emocional

Seja o ombro amigo que a pessoa precisa. A maioria das vítimas que passam por uma situação dessas, se sentem abandonadas e rejeitadas, então faça a pessoa se sentir amada e acolhida. Seja uma fonte de carinho e palavras positivas na vida dela.


Para a vítima, os motivos de viver se tornam pequenos diante da dor e do sofrimento. Portanto, cada ação para ajudá-la é uma forma de mostrar que a vida ainda vale a pena.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page