top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Temporada de férias e os cuidados com as crianças



As férias de verão são um dos momentos do ano mais aguardado pela criançada, época de não ir à escola, brincar muito, passear e também de viajar, e é também nesta época que problemas que vão desde pequenos arranhões e ralados, ou até mesmo desidratação e insolação costumam aparecer.


Vejamos então, algumas dicas de cuidados com a saúde e bem-estar das crianças, seja durante as férias em casa ou para aqueles que pretendem viajar.


Visite o médico antes de viajar

Check-ups anuaiso essenciais para garantir a boa saúde. Muitas vezes, uma doença se inicia de forma silenciosa, sem sintomas, ou tem um vírus incubado que só se apresenta depois de um tempo.

Aproveite o período das férias, em que fica mais fácil conciliar os horários das consultas, e verifique se está tudo em ordem com seu filho. É melhor se prevenir do que esperar que algo aconteça na viagem e estrague os planos.


Mantenha a criança hidratada

Durante a infância é muito comum que as crianças não entendam ou se esqueçam que precisam beber água, mas a ingestão de líquidos é fundamental para a manutenção e preservação da saúde da criança.


É fundamental que os pais e responsáveis, ofereçam com frequência água e líquidos para os pequenos, desde que não sejam refrigerantes e outros líquidos processados.

Além disso, ficar atento a sinais de desidratação é muito importante. Nas crianças observar olhos secos, choro sem lágrimas, ausência de saliva embaixo da língua, lábios secos e xixi de cor amarelada.


Não se esqueça do protetor solar

Durante as férias de verão as brincadeiras ao ar livre, praias ou em piscinas são muito comuns, dessa forma, a exposição ao sol se torna maior, fato que deve ser visto com cautela.


O uso dos protetores solares devem ser feitos com frequências, dando prioridade aos filtros solares específicos para cada idade e que possuem proteção UVA e UVB. Repasse sempre que necessário.


Cuide da alimentação das crianças

Com a rotina corrida é comum que optemos por comidas processadas ou mesmo os famosos fast foods, mas este hábito, principalmente na infância, além de colaborar com a obesidade infantil, normaliza hábitos não saudáveis que muitas vezes se perpetuam durante a vida adulta.

Tão importante quanto incentivar atividades físicas ou beber água é cuidar da alimentação, optando sempre por variedade de alimentos, fazendo um mix entre fibras, proteínas e gorduras boas.


Cuidado com acidentes domésticos

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, cerca de 200 mil acidentes domésticos envolvendo crianças ocorrem anualmente no Brasil. Este número alarmante, tende a aumentar em média 25% durante as férias escolares.

Dentre esses acidentes domésticos, podemos destacar quedas, queimaduras, atropelamentos, afogamentos, intoxicações ou descuidos básicos que são normalmente vistos nas emergências médicas.


Esses acidentes podem e devem ser evitados, com medidas básicas, como restringir o acesso à cozinha sem supervisão, orientar e supervisionar os banhos a fim de que os pequenos não subam no vaso sanitário ou fiquem pulando no chão molhado.

Podemos destacar diversas situações, desde colocar redes de proteção em janelas de apartamentos, protetores de tomadas e quinas ou atenção redobrada em piscinas e praias, mas todos os cuidados se resumem em adiantar-se com o objetivo de evitar acidentes com as crianças.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page