Buscar
  • Leader Saúde

Tenho alergia ou intolerância alimentar? Entenda diferença



A pergunta deste título gera muitas dúvidas entre a população. Afinal de contas, eu tenho alergia ou é uma intolerância alimentar? Há muitos casos, por exemplo, de alergia ao glúten, alergia a produtos derivados do leite, entre tantas outras. Neste artigo apresentamos as diferenças entre esses dois casos, além de informações e curiosidades importantes para o cuidado com a sua saúde.


Primeiramente, vamos aos conceitos de cada uma: alergia alimentar é uma reação imunológica mediada por imunoglobulinas E (IgE) específicas; ocorre após a ingestão ou contato com um determinado alimento. Alergia alimentar pode ser severa e até mesmo letal em alguns casos.


Já a intolerância alimentar é diferente. Ali formam-se anticorpos IgG para combater as proteínas desses alimentos. A intolerância causa mal estar e problemas digestivos, mas de forma mais leve. Ela é causada pela carência de uma enzima que processaria um certo nutriente.


Vamos ao caso do glúten ou da lactose, por exemplo. Na intolerância, você pode demorar horas ou até dias para sentir algum sintoma. Os sintomas leves ficam restritos ao sistema digestivo, gerando dores abdominais, gases e enjoo. Se fosse um caso alérgico, já seria mais grave e imediato. Tenho alergia a camarão? Logo será de imediato! Assim que experimentar o camarão, os sintomas já aparecerão.


A melhor solução para os dois casos é a procura de um médico especialista. Consulte o médico para entender qual é o seu problema e qual será a melhor opção de tratamento para o seu caso.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #AlergiaAlimentar #IntoleranciaAlimentar

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo