top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

11 de agosto: Dia Nacional do Estudante


Da creche até o último dos níveis acadêmicos, daqueles que iniciaram cedo até os que tiveram que parar por outras razões, dos amantes de humanas aos de exatas e biológicas, hoje é o dia de vocês: Estudantes.

Estudar é a prática de absorver conhecimento proveniente de diversas fontes. Hoje, entendemos por estudante aqueles que frequentam a escola, universidade, cursos e outros, mas a ideia de estudar, com certeza, vai muito além. A data em si celebra o direito básico de um cidadão, o acesso e a busca ao conhecimento, por meio de diversos temas que nos rodeiam. Na escola, por exemplo, no início da vida academia, aprendemos a ler e a escrever, com o passar do ano, a matemática, geografia, história, ciências e muitas outras matérias tomam conta da nossa atenção. Posteriormente, a escolhe de uma profissão nos leva a um ensino superior, uma graduação ou um ensino técnico e especifico, e ainda é apenas o começo.

O fato é que a busca pelo conhecimento está dentro de nós desde muito cedo, a dúvida e a vontade de entender fazem parte do cotidiano. Já a data toma lugar no dia 11 de agosto por ser o dia em que o Imperador Dom Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior, nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais, em 1827. Mais do que isso nesta mesma data, anos depois, em 1937, nascia a União Nacional dos Estudantes (UNE), que protege os direitos e deveres dos alunos no Brasil.

Desta forma, é importante que sempre tenhamos em mente que o conhecimento é a melhor arma para a ignorância e a melhor chave para a evolução. Estudar é o melhor caminho para a realização própria e do meio social em que se vive, portanto, nunca será uma tarefa em vão!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page