top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

28 de Julho - Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais


Iniciamos o mês falando de uma campanha importante de saúde para o mês de julho. Como já sabemos, cada mês do ano recebe uma cor (ou mais de uma) que representa uma luta e conscientização a respeito de algum tema para nossa saúde, e a luta contra as Hepatites Virais tomou conta do sétimo mês do ano.

Mais precisamente, hoje, o dia 27 de julho, é reconhecido como Dia Mundial da Luta contra Hepatites Virais. Por hepatite viral, entendemos como doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado, basicamente uma inflamação do órgão, que desempenha funções importantes para nosso organismo, como a sintetização do colesterol, desintoxicação do corpo e o armazenamento das vitaminas. Da para entender que qualquer problema neste órgão se torna um grande problema.

O fundamental para o tratamento das hepatites, assim como de muitas outas doenças é, claramente, o diagnóstico precoce, o que nos reforça a importância dos cuidados com a saúde, com exames de rotina e avaliações médicas. No caso, a maioria dos pacientes com hepatite são assintomáticos, o que diminui a detecção do problema cedo. Outro ponto são os cuidados para prevenir a doença, como as vacinas existentes, que, por muitos anos, ocorreram campanhas para vacinação. Agora se tratando do combate, basicamente temos a dieta e o repouso, que, após algumas há uma melhora, sempre levando em consideração o acompanhamento médico adequado.

Os fatos nos conduzem a conclusões importantes, como a importância de uma vida com hábitos saudáveis, regularidade em consultas e exames, boas práticas de higiene pessoal e alimentação, e, entre outros pontos, a atenção nas campanhas de saúde, o que pode ser um salvador em grande parte dos casos.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page