top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Ciumes!


Os ciúmes são uma complexa reação psicológica de defesa, que acontece na tentativa de tentarmos manter uma relação considerada importante, seja ela familiar, afetiva ou entre amigos. O sentimento costuma trazer insegurança e a sensação de paranoia, causada pela possibilidade de uma traição ou o término de um vínculo importante.


Todos nós já sentimos ciúmes em algum momento de nossas vidas. Quando o sentimento se instala em nossas mentes, somos tomados por uma rede de inseguranças: Nos comparamos com outras pessoas, nos menosprezamos e sentimos que vamos perder o que é "nosso". Causas do ciúmes


• Baixa autoestima

• Ansiedade

• Mudanças nas dinâmicas do relacionamento


Ciúmes ou amor?

Existe uma diferença entre zelar por alguém e sentir ciúmes. Cuidar do próximo é nutrir os bons sentimentos na relação, para que ela seja uma fonte de felicidade. Entretanto, quando sentimos medo de perder o outro, e tomamos atitudes possessivas para que isso não aconteça, o amor não é uma justificativa plausível.

Diante de situações que nos remetam aos nossos medos, o cérebro ativa mecanismos de defesa, e um deles pode ser o ciúmes. A terapia pode ser uma grande aliada no momento de nos conhecermos melhor. Quando compreendemos a nossa personalidade e a origem de nossos temores, os sentimentos negativos já não são capazes de nos dominar. Retomamos o controle de nossas vidas, reconhecendo nosso potencial e respeitando os próprios limites.


Segundo psicólogos o ciúme não tem um aspecto positivo, ou uma dosagem recomendada, visto que é um sentimento negativo. Entretanto, é possível utilizar essa emoção para se conhecer melhor. Portanto, pensar nas próprias qualidades e limitações pode ser uma forma de entender o que nos motiva a ter ciúmes, e se este é provocado por fatos ou fantasias. Este exercício nos fortalece, e possibilita que tenhamos menos desconforto em situações futuras.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page