Os ciúmes são uma complexa reação psicológica de defesa, que acontece na tentativa de tentarmos manter uma relação considerada importante, seja ela familiar, afetiva ou entre amigos. O sentimento costuma trazer insegurança e a sensação de paranoia, causada pela possibilidade de uma traição ou o término de um vínculo importante.
Todos nós já sentimos ciúmes em algum momento de nossas vidas. Quando o sentimento se instala em nossas mentes, somos tomados por uma rede de inseguranças: Nos comparamos com outras pessoas, nos menosprezamos e sentimos que vamos perder o que é "nosso". Causas do ciúmes
• Baixa autoestima
• Ansiedade
• Mudanças nas dinâmicas do relacionamento
Ciúmes ou amor?
Existe uma diferença entre zelar por alguém e sentir ciúmes. Cuidar do próximo é nutrir os bons sentimentos na relação, para que ela seja uma fonte de felicidade. Entretanto, quando sentimos medo de perder o outro, e tomamos atitudes possessivas para que isso não aconteça, o amor não é uma justificativa plausível.
Diante de situações que nos remetam aos nossos medos, o cérebro ativa mecanismos de defesa, e um deles pode ser o ciúmes. A terapia pode ser uma grande aliada no momento de nos conhecermos melhor. Quando compreendemos a nossa personalidade e a origem de nossos temores, os sentimentos negativos já não são capazes de nos dominar. Retomamos o controle de nossas vidas, reconhecendo nosso potencial e respeitando os próprios limites.
Segundo psicólogos o ciúme não tem um aspecto positivo, ou uma dosagem recomendada, visto que é um sentimento negativo. Entretanto, é possível utilizar essa emoção para se conhecer melhor. Portanto, pensar nas próprias qualidades e limitações pode ser uma forma de entender o que nos motiva a ter ciúmes, e se este é provocado por fatos ou fantasias. Este exercício nos fortalece, e possibilita que tenhamos menos desconforto em situações futuras.
Comments