top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

É errado lavar carnes?



Um hábito que muitas pessoas tem em comum é o de lavar as carnes em água corrente antes de temperá-las e cozinhá-las. Fazem isso para retirar toda a sujeira e possíveis bactérias que estão instaladas nelas. Contudo, você sabia que esse ato pode ser um grande erro? Entenda o porquê.


Por que lavar a carne é um erro?

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Não importa o tipo, se é carne bovina, suína, de aves ou até mesmo peixes. A água por si só não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças.

As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne). Por isso, durante a lavagem as bactérias não estão sendo removidas, mas sim, se espalhando por uma área ainda maior do que a que se encontravam antes.


Além de ajudar as bactérias se espalharem, ao lavar a carne, a água que escorre na pia e respinga nas louças e alimentos ao redor se torna um agente transmissor, carregando as bactérias para todos os locais com que tiverem contato. Ou seja, caso a água que espirre em sua salada ao lado da pia, ou no copo lavado no escorredor de louças esteja contaminada com alguma bactéria da carne, você ou algum de seus convidados que comerem a salada, ou tomar alguma bebida no copo, provavelmente contrairão.

Outro ponto importante, é que ao lavar a carne, você está retirando dela grande parte dos nutrientes que são solúveis em água. Deixando assim a carne um pouco mais pobre em nutrientes que fazem bem ao corpo humano.


Qual a forma correta de higienizar a carne?

O recomendado é que mantenha tábuas de carne e superfícies que estão em contato direto com as carnes cruas sempre limpas, evitando o contato com outros alimentos que não serão levados ao fogo, ou seja, consumidos crus.

A forma mais eficaz de acabar com as bactérias é cozinhando os alimentos na temperatura ideal. Quase nenhuma bactéria resiste ao calor intenso causado durante o cozimento do alimento.


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page