Buscar
  • Leader Saúde

Óleo essencial


Os óleos essenciais são substâncias armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia. Eles podem acalmar, estimular, conservar alimentos, cicatrizar, desinfetar e até atuar como inseticida, fungicida, bactericida, repelente e agente de limpeza natural.


Mas é preciso ficar atento às propriedades de cada tipo de óleo essencial, buscando por marcas que tenham o certificado de pureza, pois só assim há garantia de estar fazendo uso de algo puro e natural.


Benefícios dos óleos essenciais

Determinados óleos essenciais, como os de eucalipto, lavanda, canela, tomilho e melaleuca são capazes de agir como antisséptico, anti-inflamatório e antibacteriano, induzindo danos às estruturas celulares de bactérias e fungos como Escherichia coli e Cândida albicans.


Especialistas também descobriram que os óleos essenciais podem ser usados para reequilibrar o cérebro. Isso se deve em parte ao fato de que os óleos são solúveis em gordura e o cérebro é composto principalmente de gordura.


Mas um dos principais motivos da eficácia dos óleos é que seus compostos voláteis são bem pequenos, o que os torna bastante adequados para cruzar a barreira hematoencefálica, uma estrutura de permeabilidade altamente seletiva que protege o Sistema Nervoso Central de substâncias potencialmente tóxicas presente no sangue. Ao cruzarem essa barreira, os óleos essenciais podem interagir com os receptores no sistema nervoso central para auxiliar no equilíbrio e apoiar a cura.


Óleos essenciais e suas propriedades:


Alecrim - Analgésico, antisséptico, anti-inflamatório, estimulante e tônico

Camomila - Antisséptico, analgésico, anti-inflamatório, cicatrizante e tônico

Eucalipto - Analgésico e antisséptico

Hortelã - Analgésico, antisséptico, anti-inflamatório e estimulante

Lavanda - Cicatrizante, estimulante e tônico

Limão - Antisséptico e anti-inflamatório

Melaleuca - Analgésico, antisséptico, anti-inflamatório, cicatrizante e tônico

Bergamota - Calmante, antibacteriano, anti-inflamatório, analgésico, combate intoxicação alimentar, diminui o colesterol

Olíbano - Anti-inflamatório, antimicrobiano, faz bem para o coração

Canela - Bactericida, fungicida, antioxidante, andidiabética, melhora o humor, ajuda no crescimento capilar

Cravo-da-índia - Antioxidante, antimicrobiano, protege contra o câncer, tem efeito antidiabético e antitumoral

Orégano - Analgésico, anti-inflamatório, antiséptico, diurético leve, digestivo, antioxidante


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #OleoEssencial #Lavanda #Oregano #Olibano #Aromaterapia

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo