Buscar
  • Leader Saúde

Alergia a animais e estimação



Ter alergia a poeira, alimentos ou a determinados produtos é bastante incomodo. Mas quando a alergia vem de algo que você ama muito, a situação parece piorar. Isso é o que ocorre com diversas pessoas que são alérgicas a animais, especialmente os de estimação.


As proteínas da saliva, pelo ou urina de animais domésticos podem causar uma reação alérgica que ataca os olhos e trato respiratório como rinoconjuntivite alérgica, e pode levar a sintomas asmáticos.

Pessoas que tiveram bronquite asmática e que vivem em uma casa com animais de estimação, especialmente gatos, estão em alto risco de desenvolver alergias aos animais ao longo do tempo.


As alergias a animais mais comuns são a cães ou gatos, mas qualquer animal com pelos ou penas pode causar alergias, podendo ocorrer também com ratos, camundongos, hamsters, coelhos, cavalos, gado ou aves.


Quais são os sinais de alergia a animais de estimação?

Apresentar os sintomas abaixo caso tenha tocado a pele ou penas de animais, ter tido contato com sua saliva ou urina, ter entrado em um cômodo em que esteve um animal, ou até mesmo estar próximo de alguma pessoa que tenha animais em casa:

  • Rinite alérgica: espirros e nariz escorrendo ou entupido

  • Sintomas oculares, tais como coceira ou lacrimejamento

  • Asma: tosse e assobio (crianças com asma)

  • Eczema em crianças: doença da pele com coceira e manchas vermelhas

  • Urticária: urticária e erupções de colmeias.


E o que fazer quando se tem a alergia, mas quer ter o animal mesmo assim?

Se a alergia está controlada, pode-se tentar manter o animal fora da casa (de preferência no quintal), dar banhos frequentes, e fazer a limpeza adequada da casa. Isso apenas se a alergia for de nível moderado e estiver controlada!


Vale lembrar que a partir de quaisquer sintomas de alergia, e antes de tomar qualquer decisão em permanecer com o animal, é necessário procurar um médico alergista e especialista nessa área. Para que sejam feitos os devidos testes, e que se for o caso, seja liberado ter um animal por perto.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #AnimaisdeEstimação #Gatos #Alergia #Asma

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo