top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Benefícios do Espinafre



Esse vegetal é muito versátil podendo ser consumido cru ou cozido em saladas, sopas, refogados e sucos naturais, sendo uma opção fácil, barata e com poucas calorias para enriquecer a dieta com vitaminas e minerais. Para obter os benefícios do espinafre, deve-se consumir cerca de 90g, 5 vezes por semana, o que equivale a cerca de 3,5 colheres de sopa desse vegetal cozido.


O ideal é consumir o espinafre nas refeições principais, pois a absorção dos seus antioxidantes aumentam com a gordura da refeição, normalmente encontrada nas carnes e nos óleos da preparação dos alimentos. Veja alguns dos benefícios desse vegetal:


1. Previne a anemia

O espinafre ajuda a prevenir a anemia porque é rico em ferro, um mineral importante para a formação de hemoglobina, que é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos responsável por transportar oxigênio para todas as partes do corpo.


2. Regula os níveis de açúcar no sangue

Alguns estudos feitos em laboratório e com animais mostram que os tilacoides presentes no espinafre podem aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue por inibir a atividade de enzimas que participam do processo de digestão de carboidratos. Assim, o espinafre pode ser um importante aliado no tratamento do diabetes.


3. Fortalece o sistema imune

O espinafre é rico em nutrientes como as vitaminas A e C, que ajudam a fortalecer o sistema imune por melhorar a resposta das células de defesa, essenciais para prevenir e combater infecções.


4. Retarda o envelhecimento

Por ser rico em betacaroteno, vitamina A, C e E que são antioxidantes, o espinafre ajuda a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele. Estimulando também, a produção de colágeno e diminuindo a flacidez.


5. Auxilia no combate ao câncer

Alguns estudos em laboratório usando células do câncer do colo de útero mostram que os glicolipídeos do espinafre podem destruir ou, pelo menos, ajudar a diminuir a multiplicação de células cancerígenas.

Além disso, os polifenóis presentes no espinafre, como a luteína e o canferol, possuem potente ação antioxidante, e também mostraram que podem ajudar a inibir o crescimento de células do câncer de mama, colon, esôfago, próstata e fígado e provocar a destruição dessas células.




42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page