top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Como cuidar da sua saúde em dias mais quentes?



Dias de calor, muita energia e sol intenso: bem-vindo ao verão! Porém, nos dias mais quentes do ano é preciso redobrar os cuidados com a saúde, isso porque o nosso organismo perde líquidos naturalmente ao longo do dia e nesse período essa perda pode ser intensificada, podendo alterar funções do metabolismo, inclusive afetar a saúde do coração. Para você aproveitar o verão ao máximo, sem passar sufoco e de maneira saudável, confira algumas dicas:


Beba muita água

Você já sabe que deve consumir pelo menos 2 litros de água por dia, seja no verão ou no inverno. Mas nessa época do ano, costumamos transpirar mais e consequentemente, eliminamos mais água e sais minerais, resultando em uma desidratação mais rápida.

Tenha consigo sempre uma garrafinha de água e consuma frutas que são ricas nessas substâncias, como melancia, melão, morango, pêssego, abacaxi, etc.

Quanto mais o seu corpo estiver hidratado, mais disposição você terá para praticar as atividades diárias.


Alimente-se bem

É comum sentirmos menos fome no verão devido ao nosso organismo não necessitar de tanta energia para manter a temperatura do nosso corpo. Mas na hora de comer, opte por alimentos leves e de fácil digestão.

Evite comidas gordurosas, elas fazem com que a digestão fique mais lenta nos dias de calor, causando a sensação de cansaço e corpo pesado.


Use roupas leves

Peças confeccionadas com tecidos de fibras naturais são ótimas opções para o verão, pois contribuem para o controle da transpiração, fazendo com que o corpo respire melhor. Opte por roupas em algodão, linho, seda e crepe.


Faça da moda a sua aliada

Chapéus, bonés e óculos são ótimos aliados contra os raios ultravioletas que atingem algumas regiões do corpo quando expostas diretamente ao sol.

Por isso, abuse dos acessórios. Além do estilo que eles proporcionam, seu rosto, olhos e cabelos estarão protegidos.


Fuja da exposição excessiva ao sol

Busque se expôr ao sol pela manhã, antes das 10h. A luz solar adquirida antes desse horário será muito benéfica para a saúde mental e metabolismo, afinal o sol é a maior fonte de vitamina D.


Não esqueça do protetor solar

O uso do protetor solar deve ser feito sob qualquer temperatura e sensação climática, durante as quatro estações do ano. Mas no verão, é preciso redobrar o uso, principalmente ao sair de casa, ir para praia, dar um mergulho na piscina ou tomar banho de sol.


Fique atento a circulação do ar

A circulação do ar no ambiente é muito importante, assim evita que ele fique quente e abafado e traga consequências para a saúde.

Para isso é essencial manter portas e janelas abertas, ainda mais se houver circulação cruzada (portas ou janelas em lados opostos) diariamente.


Pratique exercícios físicos pela manhã ou fim da tarde

Durante os dias mais quentes opte por fazer atividades físicas em horários alternativos ao pico do sol, como no início da manhã e no fim da tarde, assim você evitará a desidratação e elevação da temperatura corporal.


Para dormir bem

Nos dias e noites mais quentes, dormir pode se tornar desconfortável porque o nosso corpo não consegue diminuir a temperatura. Por isso, é importante preparar o quarto.

Ele precisa estar limpo, silencioso, arejado e escuro. Um banho frio antes de se deitar também é uma opção válida para diminuir a temperatura corporal. Alimente-se 3 horas antes de ir para a cama e evite alimentos pesados.

Lembre-se de estar confortável para dormir bem, então opte por roupas leves e frescas.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page