top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Como doar Medula Óssea?


De 14 a 21 de dezembro ocorre a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea.

Leucemia e outros tipos de câncer, imunodeficiências e mais problemas da pesada podem ser tratados ou mesmo curados com o transplante de medula óssea. A doação é simples, rápida e nada burocrática. Mais do que isso, a pessoa pode fazer várias vezes ao longo da vida, sem qualquer prejuízo para a saúde.


Como doar?

O voluntário visita o centro, faz um cadastro e retira 5 mililitros de sangue. Esse material será analisado para verificar componentes da medula que indicam a compatibilidade com outros pacientes.

Além disso, os especialistas verificam se há alguma doença que poderia ser transmitida a quem receberia a doação. Ou seja, de quebra você ganha um checkup rápido.

A partir daí, é só esperar. Quando alguma pessoa compatível com sua medula necessitar de um transplante, os especialistas entram em contato para fazer o procedimento da doação.

A medula se regenera em 15 dias após a doação. Caso seja encontrado um novo paciente, dá pra repetir o processo após esse período. Em resumo, um único doador pode ajudar muita gente.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page