top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Como iniciar o desmame



De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno deve ser mantido até os dois anos de idade, sendo que nos primeiros 6 meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente de leite, não recebendo nenhum outro tipo de alimento, e a partir de então é feita a introdução de novos alimentos.


Embora nem sempre seja fácil realizar o processo de “desmame gentil”, existem algumas técnicas que facilitam o desmame e que devem ser feitas com a supervisão do pediatra.


Algumas formas de fazer o desmame gentil são:


Diminuir a quantidade das mamadas

Ao diminuir a quantidade de vezes que o bebê mama, a produção de leite materno também vai diminuindo no mesmo ritmo, e assim, a mãe não fica com os seios pesados e cheios de leite.

Para que isto seja feito de forma gradual, sem prejudicar a mãe nem o bebê, pode-se, a partir dos 7 meses do bebê, substituir um horário de uma mamada por uma refeição, uma vez por semana, por exemplo, e ir aumentando essa frequência gradativamente.


Diminuir a duração das mamadas

Uma outra boa técnica para realizar um desmame sem traumas é diminuir o tempo que o bebê mama em cada mamada. Por exemplo, se o bebê fica cerca de 20 minutos em cada mama, o que se pode fazer é deixá-lo mamar somente 15 minutos em cada peito e, em cada semana, ir diminuindo mais um pouco esse tempo.

No entanto, não se deve forçar o bebê para sair do peito, sendo importante que a mãe mantenha o mesmo tempo de antes para continuar a dar atenção ao bebê depois da mamada, brincando com ele, por exemplo. Assim o bebê passa a associar que o peito da mãe não é só para mamar, mas que também pode servir para um momento de brincadeira e afeto.


Pedir para outra pessoa dar as refeições ao bebê

É normal que, quando o bebê está com fome, associe a presença da mãe à vontade de mamar. Assim, quando a mãe tem dificuldade em dar as refeições ao bebê, em vez da mamada, pode ser uma boa opção pedir para outra pessoa, como o pai ou a avó, para fazer isso.


Não oferecer a mama

A partir de 1 ano de idade o bebê já pode comer praticamente de tudo e, por isso, se a criança tem fome pode comer outra coisa em vez de mamar. Uma boa estratégia para facilitar o desmame é que a mãe não ofereça o peito nem use blusas que facilitem o acesso do bebê ao peito, dando de mamar somente de manhã e à noite. Quando o bebê estiver perto dos 2 anos de idade, deve-se oferecer a mama nestes horários apenas se a criança pedir.


Dar suporte emocional à criança

A amamentação no peito é um momento de contato íntimo do bebê com a mãe, por isso, na fase de desmame gradual, é importante dar suporte emocional ao bebê, como manter o tempo, que antes era da mamada, para ter mais tempo de qualidade juntos, com brincadeiras ou atividades como ler um livro, cantar uma música ou uma canção de ninar, por exemplo.


Se o bebê mamar até os 2 anos de vida, nessa fase ele já deve estar habituado a comer de tudo, e por isso quando a amamentação chegar ao fim, não será necessário nenhum suplemento, devendo-se ter somente o cuidado de oferecer sempre alimentos saudáveis e nutritivos para que a criança possa crescer saudável.


54 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page