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Como lidar com a indigestão



Os sintomas da má digestão, como azia e arrotos frequentes, podem surgir após qualquer refeição, principalmente quando a alimentação foi rica em carnes e gorduras, já que esses alimentos demoram mais tempo no estômago para serem digeridas.


Além disso, ingerir muitos líquidos durante a refeição também pode causar má digestão, pois aumenta o volume do estômago e torna a digestão mais lenta. Assim, os sinais que podem indicar indigestão geralmente são:


1. Sensação de estômago cheio, mesmo após ter comido pouco,

2. Gases, flatulência;

3. Azia e queimação;

4. Arrotos frequentes;

5. Enjoos e vômitos;

6. Diarreia ou prisão de ventre;

7. Cansaço.


Além do mal estar intestinal, é importante lembrar que a má digestão pode fazer com que menos nutrientes sejam absorvidos no intestino, o que aumenta o risco de problemas como anemia e falta de vitaminas.


O tratamento para má digestão deve ser indicado gastroenterologista ou clínico geral de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa.

Existem alguns remédios caseiros e naturais que também possuem propriedades digestivas e que poderiam ser indicados como forma de complementar o tratamento indicado pelo médico, como leite de magnésia, chá de boldo e chá de erva-doce. Uma outra boa opção é comer uma fatia de abacaxi ou tomar cerca de 50 ml do seu suco puro, sem adicionar água para diluir, pois ele facilita e acelera a digestão


O que comer, e o que evitar?

A dieta para combater a sensação de estômago cheio deve ter principalmente alimentos de fácil digestão e que não irritam o estômago, como gelatina, sucos de frutas, pão e biscoitos sem recheio, evitando também o consumo de líquidos durante a refeição.


Os alimentos que devem ser evitados são especialmente os que contém muitas fibras e que estimulam a produção de gases, como vegetais verde folhosos, feijão, ovos e os alimentos embutidos e ricos em gordura como manteiga, requeijão, leite, carnes vermelhas e industrializados.


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