top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Como prevenir a perda auditiva?



Sua família reclama que você deixa o volume da TV muito alto? Você vive pedindo que as pessoas repitam o que falaram porque você não ouviu direito? Parece que sempre tem um zumbido no seu ouvido? Então saiba que tudo isso pode ser sinal de perda auditiva.

A redução da capacidade de ouvir, também conhecida como deficiência auditiva, pode acontecer em diferentes graus, comprometendo com maior ou menor intensidade a percepção do ambiente, as habilidades de comunicação e os relacionamentos da pessoa afetada.


Os cuidados para evitar a perda auditiva incluem desde a adoção de medidas no dia a dia, a manutenção de uma boa saúde geral e visitas periódicas ao otorrinolaringologista. Confira:


Utilize fones de ouvido de forma segura

A exposição constante a ruídos acima de 80 decibéis (equivalente a um liquidificador) já é suficiente para causar perda auditiva – e esse limite é facilmente ultrapassado pelos fones de ouvido atuais.


Para reduzir o risco, é necessário adotar alguns cuidados ao utilizar esses acessórios, por exemplo:

  • Mantenha o volume do aparelho sonoro abaixo da metade da capacidade total;

  • Certifique-se de que as pessoas a 1 metro de distância não estejam escutando o som dos seus fones;

  • Não durma de fone de ouvido;

  • Opte por fones de ouvido de boa qualidade, capazes de isolar o ruído externo.


Mantenha distância da caixa de som em shows e festas

Ao frequentar eventos musicais, procure ficar longe das caixas de som. O zumbido característico que aparece horas depois de shows e festas já pode indicar dano auditivo, podendo ser necessário consultar o otorrinolaringologista.


Adote cuidados especiais se você trabalha em call center

Atendentes de call center e serviços de telemarketing passam o dia todo utilizando fones de ouvido, o que aumenta o risco de uma doença irreversível conhecida como perda auditiva por ruído (PAIR). Para evitar esse problema, é recomendável:


  • Alterne o uso do fone de ouvido entre a orelha direita e a esquerda;

  • Ajuste o volume do fone para o mínimo possível;

  • Faça pausas de 10 minutos para cada hora de trabalho.


Utilize protetores auriculares em ambientes ruidosos

Trabalhadores de fábricas e da construção civil apresentam risco elevado de perda auditiva por ruído devido à exposição constante ao barulho de soldas, furadeiras e máquinas em geral, devendo utilizar protetores auriculares durante o expediente.


Abandone o uso dos cotonetes

A cera é uma substância naturalmente produzida pelo organismo com o objetivo de manter os ouvidos lubrificados e impedir a entrada de microrganismos.

Além desse motivo para abandonar o uso dos cotonetes, considere que eles ainda podem causar perda auditiva por perfurar o tímpano, lesionar os canais internos do ouvido e prejudicar o posicionamento correto dos ossinhos auriculares.


Cuide da sua saúde e controle as doenças crônicas

Embora a perda auditiva não esteja entre os efeitos mais famosos das doenças crônicas, ela de fato pode ocorrer. No caso de obesidade, diabetes, hipertensão e osteoporose, por exemplo, a redução da capacidade auditiva se dá pelo prejuízo da circulação sanguínea nos vasinhos do ouvido.

Ter uma alimentação equilibrada é um dos principais pilares para evitar e controlar essas doenças. Além disso, a audição é diretamente beneficiada pelo consumo de frutas, verduras, legumes e castanhas, que são ricos em substâncias como vitamina C, vitamina E e carotenoides, que ajudam a preservar as células ciliadas da orelha interna.


Faça os tratamentos de acordo com a recomendação médica

Tratamentos incompletos ou inadequados de infecções como gripe, otite, sinusite e meningite podem levar à perda auditiva. Por isso, é necessário seguir as recomendações médicas e não substitui-las por soluções caseiras.

A automedicação também deve ser evitada porque alguns medicamentos, quando mal utilizados, podem ser tóxicos para os ouvidos.


Consulte-se regularmente com o otorrinolaringologista

A maior parte das pessoas só procura o otorrinolaringologista quando já apresenta algum comprometimento da audição, que talvez pudesse ter sido evitado com um tratamento precoce ou com medidas de prevenção.

Por isso, recomenda-se consultar o médico especialista na saúde do ouvido se houver qualquer tipo de desconforto, dor ou zumbido na região, de forma a evitar que o problema se instale ou se agrave.


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page