Buscar
  • Leader Saúde

Conservantes naturais



Os conservantes, de forma geral, são substâncias químicas que são adicionadas a um alimento industrializado com o propósito de aumentar o seu tempo de vida útil. Essas substâncias podem ser naturais ou sintéticas.

Eles atuam diretamente no produto, protegendo-o de bactérias, fungos, leveduras e quaisquer tipos de organismos ou reações químicas que possam tornar o item impróprio para consumo.

É por isso que a maioria possui, em sua composição, conservantes com ações bacteriostáticas, ou seja, que apenas impedem o crescimento de micro-organismos que possam estragar o produto.

Porém alguns conservantes podem matar esse micro-organismo.


Conheça alguns conservantes naturais, e suas principais vantagens.


Conservantes naturais que podem ser usados em casa:


Vinagre: é considerado um ótimo conservante natural, especialmente para os vegetais (pepino, repolho, cenoura, cebola etc.).


Limão: tem poder bactericida e antioxidante, que se explica pelo seu elevado teor de ácido cítrico, que é cerca de 5 a 7%, independentemente do tipo do limão.


Sal: esse é um conservante natural famoso desde os primórdios e que ajuda a preservar o peixe e a carne, por exemplo. Através da osmose, o sal suga toda a água dos micro-organismos, impedindo que estes se proliferem.


Açúcar: assim como o sal, age através da osmose, preservando alimentos doces, como geleias, por exemplo.


Alecrim: além de proporcionar delicioso aroma e sabor, o alecrim pode ser utilizado puro como tempero ou conservante natural se você quer que o alimento dure mais alguns dias na geladeira.


Cravo-da-índia: combate a oxidação da gordura, que é uma das principais razões para que os alimentos estraguem. Esse é um antioxidante natural e, além disso, é uma boa opção para a indústria de alimentos, pois não afeta as características do produto.


Orégano: o extrato natural de orégano é um eficiente antioxidante que pode ser utilizado em produtos cárneos, tornando-os mais saudáveis.


Vantagens

· A alimentação fica 100% natural;

· Protege o alimento;

· Não fazem mal a saúde;

· Não afetam as propriedades físicas e nutritivas do alimento;

· Muitas vezes conferem um aroma natural a sua comida.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #ConservantesNaturais #Conservante #AlimentacaoNatural

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo