top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Criança autista e os fogos de artifício no fim de ano: como ajudar?

Atualizado: 2 de jan.



Muitas crianças autistas são hipersensíveis aos sons do ambiente e é por isso que se desregulam quando expostas a lugares barulhentos. É essa sensibilidade auditiva que acaba trazendo enorme sofrimento aos autistas nas comemorações de fim de ano. Como ajudar em situações como essa?

 

1. Providencie fones de ouvido antirruído

Esse tipo de abafador de ruídos ajuda muito pessoas no Transtorno do Espectro do Autismo em situações em que os sons podem ser excessivos. Essa é uma dica de ouro para ser usada até cotidianamente. Porém, caso essa seja uma alternativa cara demais para você, procure pelos protetores de espuma. Eles são uma opção barata e conseguem bloquear até 30 decibéis. Os dois tipos de protetores vão ajudar a minimizar o impacto do barulho dos fogos.

 

2. Mantenha a criança informada

Explique para criança o motivo das festas de fim de ano, e informe que nessas festas ocorrem queima de fogos, é importante explicar o porquê de isso acontecer.

 

3. Prepare a criança

Mostre vídeos e/ou fotos com queima de fogos, coloque o som numa altura suportável para criança. Mostre as imagens, fale sobre o barulho que eles causam. Associe a queima de fogos a momentos festivos e alegres. Prepare a criança, mas, no dia da festa, não esqueça os abafadores de som.

 

4. Mantenha a criança distante de lugares tumultuados

Mesmo depois de ter preparado a criança e que ela esteja usando abafadores de sons, evite assistir as comemorações em locais abertos e muito próximos a queima. Lembre-se: quanto mais distante a criança for mantida dos fogos, melhor! Caso os barulhos da queima comecem a causar incômodo, leve a criança para o local mais afastado possível e permaneça com ela o tempo todo.

 

5. Informe a família e os amigos sobre a sensibilidade da criança

Claro que as pessoas não são obrigadas a fazer o que você quer, mas conversar sobre essa sensibilidade sonora pode ser uma excelente estratégia para garantir o bem-estar da criança. Quem sabe, entendendo como o barulho dos fogos podem causar dor e sofrimento a sua criança, os amigos e parentes tenham mais consciência na hora de comemorar?

 

6. Fogos sem sons

Os fogos sem sons são uma boa alternativa para quem não quer ficar sem o brilho deles. Então sugira isso aos familiares e amigos! Mas não esqueça de seguir as outras recomendações anteriores, pois os fogos silenciosos ainda fazem barulhos.

 

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page