top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Dia da Voz - Presbifonia



O Dia Mundial da Voz é comemorado anualmente em 16 de abril.

A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz, ficando alerta às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças.


Você sabia que sua voz pode envelhecer?

Presbifonia é uma alteração vocal causada pelo envelhecimento natural da voz.

A musculatura de todo o nosso corpo vai perdendo a força, resistência e flexibilidade. Com a nossa voz ocorre a mesma situação. Os músculos responsáveis pela movimentação das nossas pregas vocais e dos outros órgãos que participam da articulação da fala também mudam ao longo dos anos. No caso das pregas vocais, as mesmas podem mudar de aspecto e ficam mais arqueadas, gerando uma fenda por onde há escape do ar durante a fala. Muitas vezes, observamos uma voz mais fraca, com menos potência, apresentando falhas vocais, podendo até ficar com qualidade rouca-soprosa e/ou trêmula.


Todo envelhecimento da voz é uma presbifonia?

Na realidade, toda presbifonia é uma disfonia causada pelo envelhecimento vocal. Porém, nem todas as pessoas que envelhecem apresentam alterações vocais e/ou queixas vocais.


É possível desenvolver presbifonia ainda jovem?

Se uma pessoa jovem apresenta queixas vocais geralmente apresentadas por um idoso como, por exemplo, voz fraca, tremor, soprosidade, instabilidade e falhas vocais, é indicado que procure um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo para investigar a natureza e tratar tais sintomas que podem estar relacionados às doenças.


Tratamento da presbifonia:

Assim como a atividade física é capaz de reduzir os efeitos negativos causados pelo envelhecimento natural do corpo, a fonoterapia auxilia os pacientes através de estratégias e exercícios que melhoram todo o processo de produção vocal, desde a respiração (pulmões e fluxo aéreo), passando pelas pregas vocais, até a boca, que é a responsável por articular cada palavra que falamos. Com isso, é possível tornar a fala do idoso muito mais clara e eficaz.


Prevenção:

Também é possível realizar exercícios que ajudam a manter a voz clara e eficaz por muito mais tempo. Falar pouco ou evitar conversas longas, que são atitudes muito comuns para os idosos, não são saudáveis para a voz e laringe. Manter uma rotina de atividades que mantenha a voz ativa é muito importante! Desde uma simples conversa entre familiares até cantar, podem ser opções divertidas para deixar a voz clara e potente por muito mais tempo.

Não deixe de se comunicar e capriche na dicção para ser sempre bem compreendido. E procure ajuda antes que essa dificuldade atrapalhe seu convívio social.


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page