top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Dia Internacional do Obrigado



11 de janeiro é o Dia Internacional do Obrigado. A data surgiu por iniciativa dos usuários das redes sociais, o objetivo desta data é dizer “obrigado” às pessoas, sejam conhecidas, sejam estranhas. Distribuir um pouco de simpatia e gratidão e expressar isso de forma direta e amistosa.


Mas qual é o significado da palavra “obrigado”?

Estamos acostumados a agradecer às pessoas no “automático”, proferindo o clássico “obrigado”. Mas será que você sabe a origem desse termo?

Não tem a ver com a ideia de ser forçado ou coagido. Trata-se do particípio do verbo obrigar, do latim “obligare” = “ligar por todos os lados; ligar moralmente”. Significa que estamos ligados a alguém pelos laços de agradecimento em virtude de gentileza ou favor feito a nós. Expressa um reconhecimento por isso. É uma redução da expressão: “Fico-lhe obrigado”, ou seja, “Estou ligado a você pelo favor que me prestou”.


Apesar de termos uma data especial para celebrar o Dia Internacional do Obrigado, que tal praticar todos os dias? Palavras positivas e cheias de empatia para os outros também fazem bem a nós mesmos.


91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page