top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Dia Mundial da Paralisia Cerebral



Hoje, 6 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. Data que tem como objetivo informar e chamar a atenção da população sobre a situação, desmitificando alguns preconceitos vividos diariamente por pessoas afligidas por tal condição.


O que causa e Tipos

A paralisia cerebral pode ser causada por algumas doenças como rubéola, sífilis, toxoplasmose, mas também pode ser consequência de uma mal-formação genética, complicações na gravidez ou no parto ou de problemas que afetam o sistema nervoso central como traumatismo craniano, convulsões ou infecções como meningite, sepse, vasculite ou encefalite, por exemplo.


Existem 5 tipos de paralisia cerebral que podem ser classificadas como:


· Paralisia cerebral espástica: É o tipo mais comum afetando quase 90% dos casos, sendo caracterizada por reflexos de estiramento exagerados e dificuldade em realizar movimentos devido a rigidez muscular;

· Paralisia cerebral atetóide: Caracterizada por afetar o movimento e a coordenação motora;

· Paralisia cerebral atáxica: Caracterizada por tremor intencional e dificuldade em caminhar;

· Paralisia cerebral hipotônica: Caracterizada por articulações frouxas e músculos enfraquecidos;

· Paralisia cerebral discinética: Caracterizada por movimentos involuntários.


Ao identificar que a criança possui paralisia cerebral o médico também poderá informar os pais que tipo de limitação a criança terá para evitar falsas esperanças e ajudá-los na conscientização de que a criança irá necessitar de cuidados especiais por toda a vida.


Tratamento para paralisia cerebral

O tratamento para paralisia cerebral deve ser feito por toda a vida, mas não irá curar essa condição, mas é muito útil para melhorar o cuidado com a pessoa afetada, melhorando sua qualidade de vida. Podem ser necessários remédios, cirurgia, sessões de fisioterapia e terapia ocupacional.



130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page