Buscar
  • Leader Saúde

Dia Mundial da Pneumonia



O dia 12 de novembro foi intitulado pela Organização Mundial de Saúde em 2009, como o “Dia Mundial da Pneumonia”, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e dos riscos dessa doença que acomete diretamente os pulmões, provocando uma inflamação aguda.

Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou pela inalação de produtos tóxicos.


A pneumonia não é uma doença de fácil transmissão, como é o caso da ação do vírus da gripe. Entretanto, um resfriado comum ou a própria gripe podem, eventualmente, complicar e evoluir para pneumonia causada por bactérias.

Os principais sintomas da pneumonia são semelhantes ao da gripe, com febre alta, tosse com secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada, falta de ar, dor no tórax, mal-estar, entre outros. É uma doença que se diagnóstica cedo e com o tratamento correto (feito com antibióticos, no caso da pneumonia causada por bactérias), não provoca maiores complicações.


É importante ressaltar que algumas situações são fatores de risco para o seu desenvolvimento, como:

- Fumar: por conta das toxinas presentes no cigarro, fumar provoca uma reação inflamatória que facilita a entrada dos agentes infecciosos; - Bebidas alcóolicas: o álcool tem ação direta no sistema imunológico e no aparelho respiratório, comprometendo as defesas naturais do organismo; - Resfriados mal cuidados; - Manter uma boa higiene; - Evitar ambientes fechados e com muitas pessoas.


A vacina da gripe é a principal forma de prevenção mesmo para esta enfermidade. Foi desenvolvida, ainda, a vacina anti-pneumocócica, que é eficaz na prevenção da pneumonia provocada pela bactéria pneumococo. Ela ajuda a diminuir os efeitos dos sintomas no organismo e que a doença evolua para um quadro mais grave.

#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #DiaMundialdaPneumonia #Pneumonia

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo