top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço



Em 27 de julho é o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais. Anualmente, cerca de 700 mil novos casos diagnosticados no mundo. No Brasil, também há o crescimento da incidência e o câncer de boca chega a ser o 4º tipo de tumor mais frequente em algumas regiões do país, ocorrendo 3 vezes mais em homens do que em mulheres.


O tabagismo e o álcool são os principais fatores de risco. Quando associados, a chance de desenvolvimento da doença aumenta ainda mais.


Sintomas:

  • Manchas brancas ou vermelhas na boca – podem lembrar uma afta, mas com dor persistente e possível sangramento ao serem tocadas;

  • Nódulos (caroços) no pescoço;

  • Dor frequente na garganta ou ao engolir alimentos, que pode chegar até a região dos ouvidos;

  • Alteração na voz ou rouquidão persistente.


É importante visitar um especialista uma vez por ano, como um médico otorrinolaringologista ou um dentista, para fazer uma análise completa da boca e da garganta, em busca de possíveis lesões ou nódulos. Essa análise pode ser determinante para o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page