Buscar
  • Leader Saúde

Dia Mundial do Vitiligo




O vitiligo é uma doença não contagiosa caracterizada por perda da coloração da pele, em virtude da destruição dos melanócitos, células que formam a melanina, pigmento que dá cor à pele. Dia 25 de junho é comemorado o Dia Mundial do Vitiligo, criado para conscientizar e minimizar o preconceito sobre a doença que afeta 1% da população mundial e 0,5% da brasileira. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aproveita a data para discutir os impactos da discriminação acerca da doença e a importância da informação.

As causas da doença ainda não são totalmente conhecidas, mas a genética, exposição solar ou química, alterações autoimunes, condições emocionais de estresse e traumas psicológicos podem desencadear o surgimento ou agravamento do vitiligo. Além de tentar controlar o estresse, o paciente deve evitar fatores que possam precipitar o aparecimento de novas lesões ou acentuar as já existentes, como usar roupas apertadas, que provoquem atrito ou pressão sobre a pele, e se proteger da exposição solar usando medidas fotoprotetoras (Chapéus de aba larga, roupas que cubram áreas do corpo que ficam expostas ao sol, óculos com proteção UVA e UVB e protetor solar).


Saiba como identificar os tipos de Vitiligo 1) Focal: Poucas lesões pequenas em uma área específica. 2) Mucosal: Somente nas mucosas, como lábios e região genital. 3) Segmentar: Lesões que se distribuem unilateralmente, ou seja, em apenas uma parte do corpo. 4) Acrofacial: Nos dedos e em volta da boca, dos olhos, do ânus e dos genitais. 5) Comum: No tórax, abdômen, pernas, nádegas, braços, pescoço, axilas, além das áreas acometidas pela acrofacial. 6) Universal: Manchas por quase todo o corpo.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #Vitiligo #DiaMundialdoVitiligo

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo