top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Dia Mundial Sem Tabaco



31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco. O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, no mundo. Pode ser desafiador, mas você já conhece os efeitos que ocorrem no seu corpo ao longo do tempo quando você decide parar de fumar?


– Em 20 minutos, sua frequência cardíaca e pressão arterial caem. – 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai ao normal. – De 2 a 12 semanas, sua circulação melhora e sua função pulmonar aumenta. – De 1 a 9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. – 1 ano, seu risco de doença cardíaca coronária é cerca de metade do de um fumante. – 5 anos, seu risco de derrame é reduzido ao de um não fumante 5 a 15 anos após parar de fumar. – 10 anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca da metade de um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas diminui. – 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o de um não fumante.

Benefícios em comparação com aqueles que continuaram fumando:

– Por volta dos 30 anos: ganha quase 10 anos de expectativa de vida. – Por volta dos 40: ganha 9 anos de expectativa de vida. – Por volta dos 50 anos: ganha 6 anos de expectativa de vida. – Por volta dos 60 anos: ganha 3 anos de expectativa de vida. – Após o início de uma doença com risco de vida: benefício rápido, as pessoas que param de fumar após um ataque cardíaco reduzem em 50% as chances de ter outro ataque cardíaco.


As campanhas para o abandono do tabagismo representam uma maneira de mobilizar, motivar, sensibilizar e encorajar os tabagistas a largarem o tabaco.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page