top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Dia Nacional de Educação de Surdos



23 de abril, que é o Dia Nacional de Educação de Surdos, tem como finalidade sensibilizar o país para a situação das pessoas surdas e da sua linguagem em específico, sublinhando a necessidade de lutar por condições de vida, trabalho e educação mais apropriadas.


No Brasil, os surdos só começaram a ter acesso à educação durante o Império, no governo de Dom Pedro II, que criou a primeira escola de educação de meninos surdos, em 26 de setembro de 1857, na antiga capital do país, o Rio de Janeiro. Foi quando o professor surdo Eduard Huet foi para a cidade a pedido do Imperador. Com a fundação do Imperial Instituto de Surdos-Mudos, se iniciou o processo de educação formal dos surdos no Brasil, que passaram a ter uma escola especializada para sua educação e oportunidade de criar a Língua de Sinais.


Contudo, apenas em 2002, por meio da sanção da Lei 10.436, que Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no país.

A Libras – Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos.

Hoje, aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page