top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeader Saúde

Dicas de como se exercitar em casa


Muitas pessoas, não têm o hábito de fazer exercícios, mas gostaria de começar. Por isso uma boa forma de dar início é se exercitar em casa. E para quem prefere não frequentar a academia, pode ser muito agradável e prazeroso, além de trazer muitos benefícios.


Para treinar em casa é preciso ter foco, contar com segurança e eficiência, e ter equilíbrio nos exercícios. Veja algumas dicas:


Aquecimento e alongamento

Um dos pontos mais importantes de se exercitar em casa é o aquecimento. Ele protege as articulações, melhora o fôlego e ajuda a emagrecer. Assim, vá com calma, você pode ir aumentando os batimentos cardíacos gradativamente evitando estresse no sistema cardiovascular.


Procure alongar-se antes do treino para desenvolver flexibilidade e evitar lesões. Após o treino o alongamento evita o encurtamento muscular e previne dores musculares. Além disso, corrige a postura e promove a autoconfiança.


Hidratação

A hidratação é um dos fatores mais importantes quando for se exercitar em casa. Antes de começar o treino, beba água, faça isso também durante o treino. Durante a prática dos exercícios, o corpo sua e precisa ser reidratado. Isso melhora o desempenho no treino, gera mais disposição e tonifica os músculos.


Roupas

O tênis adequado evita lesões e contusões, promovendo toda a segurança necessária para quem vai se exercitar em casa.

Do mesmo modo, outra recomendação importante é o tipo de roupa. Procure usar roupas leves, como calças legging ou bermudas especiais para ginástica, tops, blusas e camisetas de malhas leves, afinal de contas, conforto faz toda a diferença.


Distrações

Treinar em casa sem perder o foco, vai depender unicamente de você! Evite redes sociais, coloque o celular no mudo, avise as pessoas que moram com você, dessa forma, todos saberão que esse é o seu momento, e ele é sagrado!


Respiração correta

A respiração é um dos pontos mais importantes para se exercitar. Ela auxilia na intensidade dos exercícios, mantém a concentração e assim, evita dores e desconfortos. Assim, a respiração correta, reduz a tensão nos músculos respiratórios, a ansiedade e promove sensação de relaxamento. Melhora o foco e amplia a percepção, além de ajudar a reduzir níveis de estresse.


Rotina de treinos

Uma dica extremamente importante é ter uma rotina nos treinos e alternar os músculos a serem trabalhados.

Por exemplo, um dia você vai treinar pernas e glúteos, no outro, abdômen, costas e braços. Logo, o princípio básico é alternar membros superiores e inferiores. Procure por programas que tenham esse embasamento, para que você obtenha resultados consistentes.


Nível adequado

Muitas pessoas sedentárias, começam a treinar, sentem-se bem e procuram mudar o nível iniciante, o mais rápido possível. Lembre-se sempre de não pular as aulas do nível iniciante para o intermediário, sem que tenha passado por todas as fases. Caso você ainda não possua uma rotina de treinos, espere de 4 a 8 semanas para mudar de nível. Observe seu corpo e respeite seus limites.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page