Buscar
  • Leader Saúde

Endometriose: sintomas e tratamento


Endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.


A endometriose causa dor abdominal, cólicas intensas, dor e desconforto durante ou após o contato íntimo. Estes sintomas podem ser atenuados através da prática de exercício físico, do aumento do consumo de alimentos ricos em ômega-3 ou através da utilização de remédios analgésicos, que devem ser prescritos pelo médico.


Além disso, acompanhar o ciclo menstrual, usando um calendário, pode ajudar a perceber em que fase os sintomas da endometriose pioram ou melhoram, e relacionar os hábitos que favorecem este aumento.


Alguns truques e dicas que podem ajudar a lidar melhor com a endometriose:


Praticar exercício

A prática de exercício físico leve, como caminhada, por exemplo, pode ajudar a diminuir o desenvolvimento da endometriose, pois o exercício físico reduz os níveis de estrogênio no organismo, o principal hormônio que controla o ciclo menstrual da mulher.

Além disso, algumas técnicas de relaxamento, como ioga e Pilates, também podem ajudar a reduzir a dor.


Tomar remédios para a dor e cólica

Os remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou o naproxeno, por exemplo, ajudam a aliviar a dor e o desconforto causados pela endometriose, ajudando a ultrapassar os períodos em que os sintomas são mais evidentes.


Fazer uma alimentação rica em ômega-3

Fazer uma alimentação abundante em alimentos ricos em omega-3 como salmão, sardinha ou atum, sementes de linhaça ou chia, e frutos oleaginosos como castanhas e amendoim, ajuda a reduzir naturalmente a produção de prostaglandinas, o que contribui para a redução da inflamação.

Além disso, o consumo de café ou de bebidas contendo cafeína, como alguns chás ou refrigerantes, deve ser evitado pois em alguns casos a cafeína pode piorar a dor.


Usar anticoncepcional

O uso de anticoncepcional ajuda a regular e a reduzir o fluxo menstrual, prevenindo o crescimento do tecido endometrial dentro e fora do útero, e consequentemente reduzir os episódios e intensidade da dor. Mas só deve ser utilizado como tratamento se indicado por um ginecologista.


Aplicar compressas quentes

Usar compressas quentes, uma toalha molhada aquecida, ou uma bolsa de água quente na região abdominal, é um truque que ajuda a diminuir a cólica menstrual, a dor lombar e o desconforto causado pela endometriose. Em alternativa, também se pode tomar um banho quente, que também vai ajudar a relaxar os músculos da região pélvica, aliviando a dor.


Fazer acupressão

A acupressão é uma terapia alternativa que ajuda a aliviar algumas dores, através da compressão de diferentes pontos do corpo. Assim, para o alivio da dor, pode ser pressionado um ponto que se localiza no interior da perna, cerca de 5 cm acima do tornozelo, durante cerca de 1 minuto, com força suficiente para deixar a ponta da unha do polegar branca.


#SegueaLeader #SaudeLeader #SomosTodosLeader #Endometriose #CicloMenstrual #MarçoAmarelo #SaudedaMulher

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo